Poucas horas após emissão de um despacho, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que convocou gabinete de crise com ministros para tratar de queimadas na Amazônia, uma medida de combate a focos de incêndio florestais em todo o país foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira 23. Pela portaria, o Ibama autoriza a Prevfogo – centro ligado ao instituto, especializado no controle de queimadas – a contratar brigadistas federais para atuar em regiões afetadas.
A portaria define diferentes escopos de equipes para atuarem em regiões selecionadas no Distrito Federal e em 17 dos 26 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Em live nas redes sociais nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu o aumento do desmatamento no país, mas voltou a afirmar que queimadas podem ter sido causadas com o propósito de prejudicar seu governo.
“Aqui tem o viés criminoso? Tem. Sei que tem. Quem que pratica isso? Não sei. Os próprios fazendeiros, ONGs, índios, seja lá o que for. Então, existe esse interesse em cada vez mais dizer que nós não somos responsáveis e quem sabe, mais cedo ou mais tarde, alguém decrete uma intervenção na região amazônica e nós vamos ficar chupando o dedo aqui no Brasil”, declarou.