Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Incêndio em centro de treinamento do Flamengo deixa 10 mortos

Segundo Corpo de Bombeiros, fogo começou em alojamento e jogadores da base estão entre as vítimas

Por Da Redação Atualizado em 8 fev 2019, 13h40 - Publicado em 8 fev 2019, 07h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dez pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira, 8.

    Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Douglas Henaut, entre as vítimas estão jogadores da base de clube, que dormiam no local. Também segundo o porta-voz, “em princípio”, todas as vítimas foram localizadas.

    “A gente tem o local, que é o alojamento, onde os jogadores da base do Flamengo dormiam. A identificação das vítimas é feita posteriormente pela Polícia Civil. Pelo horário, todos estavam dormindo e isso pode ter contribuído com a tragédia. Sabemos que são jovens da base”, disse Henaut.

    As chamas começaram no alojamento destinado aos atletas das equipes de base. Jogadores que sobreviveram relataram que, minutos antes de o fogo começar, houve uma explosão em um aparelho de ar-condicionado. Também segundo esses relatos, o fogo se alastrou muito rapidamente. Os Bombeiros foram chamados às 5h17 e no início da manhã o fogo já estava controlado.

    Os três feridos são Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14 anos; Francisco Diogo Bento Alves, 14; e Jonathan Cruz Ventura, 16. Segundo a secretaria municipal de saúde, o quadro de saúde de Cauan e Francisco “inspira cuidados” e os dos foram transferidos para unidades da rede privada.

    Continua após a publicidade

    Já a situação de Jonathan é considerada “gravíssima” e ele foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II para ser submetido a um cirurgia. Ele teve 30% do corpo queimado.

    Em entrevista coletiva, Henaut informou que os três feridos no incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, foram resgatados do lado de fora do alojamento atingido pelas chamas. Dentro do local, não foram localizados sobreviventes. “Por mais que se tentou fazer a busca de alguém vivo, não foi possível encontrar”, afirmou Henaut. As vítimas resgatadas saíram conscientes e com vida para o hospital. Até o momento, dez mortes foram confirmadas.

    O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, afirmou que esta é a “maior tragédia pela qual o clube já passou em 123 anos de história”. “Estamos todos consternados. O mais importante é se dedicar a tentar minimizar o sofrimento e a dor dessas famílias”, disse o presidente do clube.

    O secretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey, disse que o centro de treinamentos do Flamengo, que o alojamento que pegou fogo não tinha certificado de segurança. Robadey chamou o local de “puxadinho”. 

    Os jogadores da base têm até 20 anos e é comum que eles fiquem alojados nas instalações dos clubes de futebol. O Ninho do Urubu também é utilizado pela equipe principal do clube. Um treino estava programado para as 9h30 desta sexta-feira, mas foi cancelado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.