Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Itamaraty alerta sobre o aumento de lavagem de dinheiro durante a pandemia

Organizações criminosas têm utilizado empresas quebradas e financiamentos coletivos para movimentar recursos ilegais

Por Thiago Bronzatto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 mar 2021, 01h49 - Publicado em 23 ago 2020, 15h00

O Itamaraty alertou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Coaf, órgão de combate à lavagem de dinheiro, sobre o aumento de transações financeiras ilegais no mundo em meio à pandemia do novo coronavírus. Informações repassadas por autoridades belgas ao Ministério das Relações Exteriores apontam que organizações criminosas têm utilizado empresas fragilizadas com a crise e o sistema bancário para movimentar dinheiro sujo.

De acordo com o documento, boa parte desse esquema tem sido arquitetada por cartéis de drogas que têm escolhido empresas de setores como construção civil, limpeza industrial e transporte de mercadorias para repassar o dinheiro arrecadado com o tráfico. Como o Brasil é uma das principais rotas utilizadas por criminosos na América Latina, a Abin e Coaf foram alertados a monitorar determinados segmentos.

“O governo belga avalia, portanto, ser necessário reforçar a fiscalização de empresas fortemente afetadas pela crise e que, no entanto, geram fluxos financeiros significativos sem poder justificá-los do ponto de vista econômico”, relatou a divisão de combate ao crime transnacional do Itamaraty.

Outra forma que organizações criminosas têm adotado para lavar dinheiro em meio à pandemia são os financiamentos coletivos virtuais. Para as autoridades belgas, esse seria outro meio pelo qual é possível movimentar recursos sem chamar muita atenção dos investigadores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.