Jovens morrem em cachoeira de Minas Gerais após tromba d’água
De acordo com os bombeiros, dois jovens estavam nadando e outros quatro praticavam rapel quando foram surpreendidos
Cinco pessoas morreram após uma tromba d’água atingir a cachoeira do Zé Pereira, em São João Batista do Glória, em Minas Gerais. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Passos (MG), cidade vizinha, o acidente aconteceu no sábado 22.
No domingo 23, a equipe de resgate encontrou e identificou corpos de quatro pessoas: Pollyana Laiane Diniz Furtado, de 26 anos, Mariana de Melo Almeida Horta, de 23 anos, Alexsandro Antônio Pereira de Souza, 32 anos e Maurílio Pádua Silveira, de 30 anos. Há, ainda, uma quinta vítima, cujo corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira 24, mas ainda não foi identificada.
Eduardo Gomes Morais, de 36 anos, e Gustavo Alfredo Godinho Lemos Ferreira, de 26 anos, que estavam junto com o grupo que foi surpreendido pelo grande volume de água, ainda não foram encontrados e são oficialmente tidos como desaparecidos.
Segundo os bombeiros, Eduardo e Pollyana estavam nadando na cachoeira, enquanto os outros quatros jovens praticavam rapel. Eles foram surpreendidos por uma tempestade e acabaram arrastados pela tromba d’água.
De acordo com a equipe de resgate, a tromba-d’água, ou cabeça d’água, acontece quando chove na cabeceira da serra e uma grande quantidade de água desce pela cachoeira. Em questão de 2 a 3 minutos, a água pode subir de 4 a 5 metros. Segundo as orientações dos bombeiros, sempre que a pessoa identificar uma “parede” branca na cabeceira da serra, um indicativo de chuva, deve se afastar imediatamente do local.