Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Líder da oposição acusa PT de usar dinheiro público para difundir discurso do ódio

Luciano Zucco (PL-RS) anuncia que oposição vai entrar na justiça contra o partido

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jul 2025, 11h21

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), acusou o PT de usar dinheiro público para divulgar discurso de ódio. O parlamentar acabou de divulgar uma nota, na qual faz referência à reportagem de VEJA relatando a decisão do partido em  dar suporte jurídico para militantes e influenciadores digitais que se aliarem à defesa do governo nas redes sociais.

Na nota intitulada A Guerra de Classes do PT, Zucco diz que o partido usa as redes sociais com apoio da máquina pública, o que não seria uma campanha política, uma afronta à democracia. “Trata-se de uma estratégia profissionalizada, financiada com dinheiro público, para promover o caos social, estimular o ódio de classes e dividir o Brasil entre ricos e pobres, culpando quem produz, investe e gera empregos pela crise que o próprio governo criou”, afirma o deputado.

Para o parlamentar, o partido que sempre acusou os opositores de espalhar fake news e discurso de ódio agora, segundo ele, lidera a maior operação institucionalizada de desinformação da história recente. “O PT montou dentro da estrutura do governo uma verdadeira milícia digital, com uso de inteligência artificial, manipulação de imagens e narrativas falsas para atacar o Congresso, empresários e qualquer voz crítica”.

Líder da oposição diz que vai tomar medidas judiciais cabíveis

Para o parlamentar,  essa rede é impulsionada por influenciadores pagos e operada com fins eleitorais, e está destruindo os pilares da convivência democrática. “Isso sim é fake news. Isso sim é discurso de ódio, porque prega o enfrentamento entre brasileiros, estimula o conflito social e desestabiliza as instituições”, ressalta

Zucco diz que as consequências desse comportamento já começam a aparecer.  “Nesta semana, vimos a invasão de uma agência do banco Itaú por militantes do MTST, movimento que tem entre seus principais líderes um deputado do PSOL. Esse tipo de ação não é espontânea — é alimentada por uma narrativa construída pelo próprio governo, que incita a população contra o setor produtivo como se fosse o inimigo do povo. Isso é perigoso, irresponsável e inaceitável”.

O parlamentar diz que a oposição pretende questionar na justiça o uso de dinheiro público na campanha petista. “Vamos acionar o TCU, o TSE, o Ministério Público e todas as instituições que ainda respeitam a Constituição. O Brasil não pode tolerar o uso do poder estatal para alimentar o ódio e manipular a sociedade com base em mentiras. Não aceitaremos isso calados”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.