Lula lamenta mortes e coloca governo à disposição em acidente de Minas Gerais
Pesidente enviou orações aos familiares das vítimas e à recuperação dos sobreviventos. Tragédia matou 38 pessoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou as mortes ocorridas após o grave acidente que envolveu um ônibus, uma carreta e um carro em Minas Gerais, na madrugada deste sábado. Ele também colocou o governo federal à disposição para ajudar.
“Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de 30 vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia”, disse Lula, acrescentando: “A Polícia Rodoviária Federal está no local do acidente, e o Governo Federal se coloca à disposição do governo de Minas Gerais para tudo o que for necessário”
Governador de SP ajuda no reconhecimento das vítimas
Mais cedo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas mobilizou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para ajudar no trabalho de identificação das vítimas. Segundo ele, os peritos da Polícia Técnico-científica e do Instituto de Identificação já estavam a caminho de Minas Gerais para auxiliar as autoridades mineiras no trabalho de reconhecimento.
“Meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares das vítimas do gravíssimo acidente entre um ônibus que havia partido de São Paulo em direção a Bahia, e uma carreta na BR-116, no município mineiro de Teófilo Otoni”, disse Tarcísio, em nota.
O comunicado disse ainda que a lista com o nome de todos os envolvidos no acidente da BR 116 já foi enviada ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo. “Os agentes estão analisando os nomes dos passageiros e fazendo cruzamentos para identificar quais eram de São Paulo e de outras localidades.”
Zema mandou aoronaves
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, determinou “mobilização total” para o socorro às vítimas do acidente. “Nossas forças de segurança trabalham sem interrupção desde a madrugada e ao longo dessa manhã para atender com agilidade a ocorrência”, afirmou o chefe do Executivo mineiro. Ele também falou em suporte às famílias das vítimas do acidente. “Determinei mobilização total do governo de Minas no atendimento às vítimas e suporte aos familiares no trágico acidente na BR-116. Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos.”
O governador de Minas ainda disse que colocou aeronaves do governo para apoio. “Imediatamente, coloquei as aeronaves do Gabinete Militar do Governador à disposição para fazer o deslocamento das equipes de Trabalho e Apoio para reforçar o atendimento em Teófilo Otoni”, completou.
Ministro acompanha de perto
O ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou que acompanha de perto as investigações que devem esclarecer o que ocorreu na BR-116. “Deixo aqui meu profundo pesar e solidariedade às famílias dessa tragédia que acontece numa época em que queremos estar próximos aos nossos”, escreveu em uma rede social.