Mais de 300 nômades digitais de todo o mundo desembarcam no Rio de uma só vez
Conferência global reúne inscritos de países como EUA, Alemanha, Inglaterra e Polônia

O Rio vai viver nos próximos dias uma invasão de profissionais de todo o mundo que conciliam turismo com trabalho remoto – os chamados nômades digitais. Cerca de 300 pessoas que hoje adotam esse estilo de vida se encontram a partir de amanhã, 19, na cidade para a Conferência Global do The Nomad World (TNW). A Secretaria municipal de Turismo afirma que 25% dos inscritos até agora são brasileiros e que o restante vem, principalmente, dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Polônia.
Haverá debates, mas a proposta é também que os participantes circulem pela cidade com seus notebooks, seja indo a locais de coworking como a rodas de samba e passeios pelo mar. O evento vai até domingo, 23. “O conceito é experimentar o Rio como nômade durante uma semana, e de forma intensa”, diz a secretária de Turismo da prefeitura, Daniela Maia, que abre nesta quarta-feira a conferência.
Os debates serão no Maravalley, hub de inovação e educação do Porto Maravilha. O Rio tem a ambição de se transformar no principal destino de nômades digitais da América do Sul. O município abraçou a causa a partir de 2021, com um projeto que garante tarifas mais baixas em hotéis e hostels a esse público, através do selo Rio Digital Nomads. Hoje, a iniciativa conta com 110 parceiros: 63 hotéis, 15 hostels, 19 coworkings e 13 shoppings. A entrada no país desses profissionais itinerantes acontece desde 2022 através de visto de residência e de trabalho remoto, quando vinculados a empresas sediadas no exterior.