Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mangueira e Portela encerram desfiles do grupo especial do Rio

União da Ilha abriu a noite seguida pela São Clemente

Por Da redação
Atualizado em 28 fev 2017, 00h23 - Publicado em 27 fev 2017, 15h24

As campeãs Mangueira e Portela encerram nesta segunda-feira (27) a segunda noite de desfiles do grupo especial de escolas de samba do Rio de Janeiro. Na primeira noite, se destacaram Beija-Flor e Salgueiro.

A União da Ilha e seu enredo sobre o tempo ficaram responsáveis pela abertura, às 22h, em uma perspectiva trazida por lendas angolanas. A escola vai mostrar o poder transformador do tempo e sua regência sobre a “árvore da vida”, criando, como diz a sinopse do enredo, “a cronologia entre as raízes do passado, as folhas do presente e os frutos do futuro”.

O segundo desfile, às 23h25, é o da São Clemente, escola que escolheu o curioso enredo Onisuáquimalipanse, palavra inventada para aportuguesar a frase “envergonhe-se quem pensar mal disso”, em francês. Ambientado na França, de Luís XV, o enredo vai contar uma história de palácios estravagantes, vaidade e corrupção.

A terceira escola da noite é a Mocidade de Padre Miguel, que vai ao clássico As Mil e uma Noites resgatar o conto de Sherazade para falar sobre o Marrocos. Palácios, hábitos e religião devem entrar no enredo, que vai lembrar também a imigração árabe para o Brasil.

Continua após a publicidade

A Unidos da Tijuca vai unir o saxofonista Louis Armstrong e o compositor Pixinguinha, em uma homenagem à importância dos dois para a música do Continente Americano. O enredo cria a partir de um encontro real entre os gênios, ocorrido em 1957, no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O desfile está marcado para 2h15.

Logo depois, é a Portela que desfila na Marquês de Sapucaí, às 3h40. A escola de Madureira vai falar do papel central dos rios na vida humana, desde a formação das civilizações, o comércio e a urbanização. A fé, os mitos e a necessidade de preservação dos rios também estão na programação da escola.

Campeã no ano passado, a Mangueira entra com peso na avenida, às 4h50, e pede intercessão aos santos para ganhar mais um carnaval. A escola vai levar para a Sapucaí os santos que marcam a fé brasileira, sejam eles católicos ou de matriz africana.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.