Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mesmo após abertura de leitos, Ceará tem 77% das vagas em UTI ocupadas

Governo abriu 398 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus; Na capital Fortaleza, no entanto, ocupação ainda é de 98%

Por Redação
27 abr 2020, 17h35

Depois de chegar a 100% de ocupação de suas UTIs ao longo das últimas semanas, em meio à pandemia de coronavírus, o Ceará conseguiu amenizar a crise com a abertura de 398 vagas para tratamento da Covid-19. Desse total, 296 são para cuidados de adultos e 29 destinadas ao tratamento de crianças. Também foram convertidos para uso de pacientes infectados com coronavírus 73 dos 473 leitos de terapia intensiva adultos da rede estadual já existente antes da pandemia. O plano de expansão ainda prevê a abertura de 455 leitos de UTI no estado. Com expansão, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados ao tratamento da doença é agora de 77%, conforme números atualizados neste domingo, 26. A capital cearense, Fortaleza, contudo, ainda segue com o sistema perto da saturação e tem 98% do sistema público ocupado.

Com 6.726 infectados, o Ceará é o estado com o maior número de casos confirmados de Covid-19 no Nordeste e o terceiro no país, atrás somente de São Paulo (21.696) e Rio de Janeiro (7.944). O estado tem ainda o quarto maior número de mortos pela doença, 390. Autoridades cearenses apontam entre os agravadores do quadro no estado, e no Nordeste como um todo, a demora na restrição a voos internacionais ao Brasil. Camilo Santana pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a suspensão das aterrissagens em 16 de março, quando o estado contava apenas nove ocorrências. Os voos foram vetados duas semanas depois, momento em que já havia 359 infectados e cinco mortes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda tentou proibir barreiras de inspeção da Secretaria de Saúde cearense no Aeroporto de Fortaleza, veto negado pela Justiça.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.