Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Michelle Bolsonaro lidera pesquisa para o Senado no Distrito Federal

Vice-governadora Celina Leão aparece à frente na disputa pelo Palácio do Buriti

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 jul 2025, 10h17 - Publicado em 16 jul 2025, 08h30

Pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião mostra que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) está em primeiro lugar na preferência do eleitor do Distrito Federal para o cargo de senadora em 2026. Em segundo lugar aparece o governador Ibaneis Rocha.

O Instituto ouviu 1.000 moradores do DF entre os dias 11 e 13. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A soma do primeiro e do segundo voto para senador mostra que Michele Bolsonaro tem 29% das preferências do eleitor. Ibaneis Rocha fica com 22,1%, a senadora Leila do Vôlei (PDT) tem 20,9%, o deputado federal Fred Linhares (Republicanos) 18,9%, a deputada Erika Kokay (PT) 16,2% e a deputada Bia Kicis (PL) tem 15,1%.

Celina lidera pesquisa para governadora do DF

Na pesquisa estimulada para o governo do DF, a vice-governadora Celina Leão (PP) aparece na liderança com 27, 5% das intenções de voto, seguida pelo deputado federal Fred Linhares (Republicanos), com 21,2%. O ex- deputado distrital Leandro Grass (PV) tem 9,3%, o ex-interventor Ricardo Cappelli (PSB), 6,9%, o senador Izalci Lucas (PL), 5,9%, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) registra 4,2% e o Coronel Moreno (PTB), 0,9%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados ao entrevistado, o índice de indecisos chega a 65,2%. Celina Leão aparece na frente com 8,1%, seguida por Ibaneis Rocha (5,3%) e Fred Linhares (3,4%).

O diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres, diz que o alto número de indecisos na pesquisa espontânea indica que o cenário para o Palácio do Buriti  ainda está indefinido. Ele destaca o surgimento de nomes que começam a se destacar nas pesquisas, como o de Fred Linhares, Leandro Grass e do ex-interventor Capelli.

Continua após a publicidade

Freres lembra que Grass mantém preferência do eleitorado na última campanha. “Grass carrega o recall da última disputa ao GDF e parece manter uma boa base eleitoral, enquanto Ricardo Cappelli, que teve grande visibilidade durante a intervenção no DF após os episódios do 8 de janeiro, mostra crescimento impulsionado sobretudo por sua atuação nas redes sociais. Ambos se posicionam como nomes com potencial para representar a oposição ao atual grupo que comanda o governo local”, analisa Arilton Freres.

Governo Ibaneis é aprovado por 54,5% da população do DF

Na avaliação do governo Ibaneis Rocha, 54,5% dos entrevistados disseram aprovar a atual administração, enquanto 40,8% desaprovam. A gestão é avaliada como ótima ou boa por 34,3%, enquanto 35,4% consideram regular. Já 28,4% classificam como ruim ou péssima. “A divisão quase equilibrada na avaliação do governo Ibaneis mostra que a administração mantém uma base de apoio sólida, mas enfrenta críticas consistentes, especialmente entre os que avaliam como regular e os que desaprovam”, avalia Freres.

Ibaneis Rocha deve disputar uma das vagas de senador. O governador é ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Na última campanha eleitoral, Ibaneis evitou fazer composição com o PT de Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.