Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

MPF diz que Miller ajudou delatores quando acordo era negociado

A conclusão é do Ministério Público, que ouviu mais de quatro horas de conversas entre Joesley Batista e Ricardo Saud

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 set 2017, 11h55 - Publicado em 5 set 2017, 10h30

O Ministério Público Federal chegou à conclusão de que o ex-procurador Marcelo Miller, que por cerca de três anos foi braço direito do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajudou o empresário Joesley Batista e os demais delatores da JBS a elencar temas que deveriam ser delatados mesmo quando ainda atuava no Ministério Público. A dupla atuação de Miller é uma das principais armas da defesa do presidente Michel Temer para derrubar a íntegra do acordo de delação de Joesley. A provável rescisão do acordo de colaboração, no entanto, não invalida as provas, indícios e documentos apresentados pelos empresários.

Na última quinta-feira, a defesa dos executivos da JBS entregou ao Ministério Público mais uma rodada de áudios que seriam anexados ao processo. Aparentemente, os delatores Joesley Batista e Ricardo Saud não perceberam que o gravador estava ligado e registraram conversas comprometedoras que citam ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), advogados, políticos e as próprias estratégias deles para nãos erem presos com o avanço da Operação Lava-Jato.

Em um trecho das conversas, ao qual VEJA teve acesso, Joesley Batista comenta que o procurador-geral tem interesse na delação da JBS e relata que, semanas antes, telefonou para Marcelo Miller “jogando a toalha”. Com base nas conversas, o Ministério Público conclui que “Miller ajudou Ricardo Saud a escrever anexos e prestou assessoria jurídica durante negociação do acordo de colaboração premiada”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.