Ministro anuncia envio da Força Nacional a AM e RR
Segundo Alexandre de Moraes, da Justiça, 200 homens chegarão aos dois estados na madrugada desta terça-feira. Outros cinco estados pediram ajuda federal
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou nesta segunda-feira que o governo autorizou o envio de 200 homens da Força Nacional de Segurança aos estados de Roraima e Amazonas, onde massacres deixaram 91 detentos mortos em presídios de Manaus (AM) e Boa Vista (RR) semana passada.
Segundo Moraes, os agentes da Força Nacional, que chegam aos estados na madrugada desta terça-feira, não serão alocados dentro dos presídios, em substituição aos agentes penitenciários, e patrulharão as ruas no perímetro das cadeias.
Após ter um pedido negado por Moraes em novembro de 2016, a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), enviou nesta segunda ao presidente Michel Temer um ofício em que reforçou a necessidade do envio de cem homens da Força Nacional para ajudar o estado a conter a crise carcerária. Na solicitação, assim como fez em 2016, ela reafirma o “caráter de urgência” da demanda.
No documento remetido a Temer, a governadora diz não ter condições de garantir a integridade física dos detentos. “Não podemos fazê-lo de forma plena, sem comprometermos o policiamento ostensivo que atua na proteção de nossa população”, relatou.
Além de Amazonas e Roraima, Alexandre de Moraes disse que outros cinco estados pediram ajuda ao governo federal por reforços na segurança: Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.