Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Morre mulher yanomami que teve foto divulgada com desnutrição grave

Associação indígena pediu que imagem deixe de ser compartilhada por questões culturais

Por Da Redação Atualizado em 22 jan 2023, 18h12 - Publicado em 22 jan 2023, 18h03

Uma indígena Yanomami que teve sua imagem divulgada em grave estado de desnutrição não resistiu e morreu, informou neste domingo, 22, a Urihi Associação Yanomami em nota. A entidade pediu que a foto não fosse mais compartilhada, em respeito a questões culturais. O governo federal decretou estado de emergência na terra indígena localizada no estado de Roraima.

“Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas. Estamos vivenciando uma crise humanitária, e sabemos que o governo se mobilizou buscando ações que ofereçam todo o suporte que a população necessita neste momento. É um momento triste, mas continuamos com toda força para que o povo Yanomami tenha sua dignidade de volta”, informou a Urihi Associação Yanomami.

View this post on Instagram

A post shared by URIHI – ASSOCIAÇÃO YANOMAMI (@urihiyanomami)

Os Yanomami vivem uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis nos últimos anos. Técnicos do Ministério da Saúde estão na região desde a última segunda-feira, 16, e resgataram ao menos oito crianças da etnia em estado grave.

No sábado, 21, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a capital de Roraima, Boa Vista, onde está concentrada parte dos trabalhos de atendimento. O Ministério da Saúde abriu inscrições para que profissionais de saúde que queiram trabalhar voluntariamente no território.

Neste domingo, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, quebraram o silêncio sobre o caso e negaram as acusações de negligência ao povo indígena.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.