Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mudança de rumo de Bolsonaro causa confusão em eleição no Paraná

Em Foz do Iguaçu, o ex-presidente da República decide apoiar general que ele teria rejeitado no início do ano

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 jul 2024, 21h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No início do ano, Jair Bolsonaro foi consultado pelos caciques do PL e do PP do Paraná sobre quem ele apoiaria nas eleições das principais cidades do Estado. Em Foz do Iguaçu, onde o ex-presidente teve o dobro dos votos de Lula em 2022, o nome apresentado pelos aliados tinha sido o do ex-ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna. “Esse aí, não”, teria dito Bolsonaro, conforme relato do deputado Nelsi Vermelho (PL-PR), que participou da reunião com ele em Brasília.

    O ex-presidente teria sido ainda mais incisivo ao explicar o veto ao general que comandou a Petrobras até 2022: “’Ele, quando estava na Petrobras, só me prejudicou. Ganhava um salário de 240 mil reais por mês, dividendos, e aumentava a gasolina a cada dois, três dias’”, disse Bolsonaro, ainda de acordo com o relato do parlamentar.

    Ao final do encontro, a cúpula do PP e do PL entendeu que ex-presidente da República tinha dado a senha para o apoio ao nome do candidato Paulo Mac Donald (PP), ex- prefeito de Foz do Iguaçu e um dos coordenadores da campanha presidencial do capitão no Paraná. E assim foi.

    Representante do bolsonarismo, o ex-prefeito logo disparou nas pesquisas. Ocorre que, no meio do caminho, o PL decidiu romper o acordo e lançar um candidato próprio — e escolheu exatamente o general Luma e Silva para a missão. A decisão deixa Jair Bolsonaro numa situação embaraçosa.

    Pesquisa mostra preferência pelo candidato do PP

    Uma pesquisa recente realizada pela empresa Radar Inteligência mostra que o candidato do PP tem a preferência de 44,6% do eleitorado. O general Silva e Luna aparece em segundo lugar, com 17%. Os dois candidatos esperam o apoio do ex-presidente.

    Continua após a publicidade

    Antes rejeitado, Luna e Silva acredita que pode virar o jogo com o apoio do ex-presidente. O general afirma que Bolsonaro já garantiu que, em breve, fará uma visita à cidade. “O presidente me ligou recentemente e falou assim: ‘Como é que estão as coisas aí? E disse que vai passar três dias aqui na região, começando por Foz do Iguaçu”, comemora.

    Indagado sobre essa reviravolta,  Mac Donald disse que também aguarda uma sinalização do ex-presidente: “Eu apoiei o Bolsonaro na campanha dele, apoiei a eleição dele de graça, gravei vídeo, pedi voto e tudo”. A palavra traição, por enquanto, surge apenas em conversas reservadas entre os aliados do ex-prefeito.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.