Nelsinho Trad a VEJA: ‘Não podemos nos afastar comercialmente dos EUA’
O programa Ponto de Vista recebeu o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) para falar sobre a expectativa de encontro entre Lula e Trump nesta semana
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi o convidado do programa Ponto de Vista, de VEJA, transmitido nesta segunda-feira, 29, ao vivo, a partir das 11h.
Presidente da comissão temporária criada após a comitiva de parlamentares brasileiros que estiveram em Washington para discutir o tarifaço de Donald Trump, Trad comentou a expectativa de encontro entre o presidente Lula e o americano, nesta semana. Segundo o senador, é preciso “virar a página” em relação às sobretarifas, e não deixar que o tema se “escalone”.
Trad defendeu, ainda, a manutenção e a ampliação do diálogo entre ambos os países — os quais, disse, são marcados por mais de 200 anos de relações institucionais, comerciais e diplomáticas. “Não podemos nos afastar comercialmente dos Estados Unidos (…) e estamos esperando uma conversa de alto nível”, declarou, sobre a possibilidade de diálogo entre Lula e Trump.
Na Assembleia da ONU, na última semana, ao final de uma parte improvisada em seu discurso, Trump disse ter encontrado Lula rapidamente e que ambos concordaram em um encontro nesta semana que se inicia.
A comissão comandada por Trad também tem debatido os desdobramentos da investigação americana contra o Brasil, no âmbito da chamada Seção 301. Além dos trabalhos que têm sido conduzidos em relação ao tarifaço e da expectativa de encontro entre Lula e Trump, o programa desta segunda abordou, ainda, a posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), com o cientista político e colunista de VEJA Murillo de Aragão.
O repórter Ricardo Chapola falou sobre a reportagem que mostra a controversa ascensão de Caio Trivelatto, diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM) preso pela Polícia Federal no âmbito da Operação Rejeito, há duas semanas.