O forte impacto da operação policial no Rio para a imagem de Cláudio Castro
Levantamento da Ativaweb aponta crescimento histórico do governador do Rio de Janeiro que saltou de 671.000 para 2 milhões de seguidores em dez dias
Dados da Ativaweb mostram que o governador Cláudio Castro colheu dividendos políticos importantes nas redes sociais, após a operação das forças de segurança do Rio de Janeiro contra integrantes do Comando Vermelho.
Com a repercussão da ação — que deixou mais de cem mortos –, Castro alcançou o maior pico de engajamento digital de 2025 entre figuras políticas brasileiras.
Segundo levantamento, o perfil do governador registrou 77,4 milhões de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações e salvamentos) no Instagram entre os dias 25 de outubro e 2 de novembro, período que sucedeu a megaoperação policial no Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.
“As menções a ‘autoridade’, ‘combate ao crime’ e ‘postura firme’ dominaram o sentimento positivo”, diz o levantamento.
O estudo indica que o volume atingido por Castro representa uma “explosão de engajamento algorítmico”, fenômeno em que o conteúdo rompe bolhas ideológicas e alcança múltiplos públicos simultaneamente.
Além disso, o governador conquistou um crescimento recorde de +1,33 milhão de seguidores, saltando de 671.000 para 2 milhões em menos de dez dias, o maior avanço proporcional detectado pela Ativaweb em 2025.
“O volume de 77 milhões de interações coloca Cláudio Castro no topo da influência digital política do país. É o ponto em que o gestor se transforma em símbolo do debate”, diz Alek Maracajá, CEO da Ativaweb e coordenador do DataLab responsável pelo estudo.
A análise técnica aponta ainda que o engajamento médio diário foi de 11 milhões de interações, equivalente a 128 reações por segundo, com alcance estimado entre 45 e 50 milhões de contas únicas. O Índice de Crescimento de Performance atingiu 9,9 de 10, marca máxima do DataLab em 2025.
De acordo com a Ativaweb, o caso Cláudio Castro se tornou um exemplo emblemático de como autoridade, timing e emoção social podem funcionar como combustível algorítmico para impulsionar figuras públicas no ambiente digital.







