Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

“O Lula deveria pedir perdão aos aposentados”, diz Luiz Antônio de Medeiros

Sindicalista está organizando grupos para tentar na Justiça a recuperação do dinheiro desviado de segurados do INSS

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jun 2025, 15h54 - Publicado em 23 jun 2025, 15h49

O presidente da Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Planejamento para a Aposentadoria, Luiz Antônio de Medeiros, prega punição severa a todas as pessoas envolvidas no esquema de descontos irregulares dos beneficiários do INSS. Ex-deputado federal e fundador da Força Sindical, Medeiros está reunindo grupos de idosos para impetrar processos de ressarcimento na Justiça. A VEJA, ele disse considerar uma lástima a postura de Lula diante do caso.

A associação do senhor não está entre os investigados no INSS? Não está nesse rolo não. Eu faço a defesa dos aposentados na internet. Tem que devolver esse dinheiro das entidades que roubaram no escândalo do INSS.

Por que o senhor promoveu um protesto em frente ao INSS contra a cobrança dos aposentados? Todo mundo já sabia que estavam roubando, assaltando os aposentados. Vez ou outra, saía uma nota aqui e acolá, mas chegou a um tal ponto que a coisa estourou. Independentemente da Polícia Federal, o pus ia estourar, como coisa podre.

Como o senhor avalia reação do governo diante do escândalo? A reação é pífia. O governo não fez nada até agora. Cadê o ‘Careca do INSS’? O irmão do Lula, a entidade dele (Sindnapi), nós sabemos que aquilo é uma máquina de roubar dinheiro dos aposentados.  O governo está passando o pano para o pessoal da Contag e até agora não disse como vai devolver o dinheiro. O Lula deveria estar acima desse negócio de família, de amigos, devia dar uma de estadista, indo fundo, fazer doer, mas acho que ele não vai fazer nada não. É uma lástima.

Qual a alternativa? Nós vamos abrir processos coletivos na Justiça para recuperar o dinheiro dos aposentados, grupos de 100 a 200 pessoas, e ver o que a gente faz para botar as pessoas na rua contra a impunidade. O governo já está se prevenindo, já pediu ao Supremo para não deixar correr os processos. Estamos pedindo pagamento em dobro, como manda a lei, com juros e correção monetária. O governo tem que se penitenciar. O Lula deveria pedir perdão aos aposentados.

Continua após a publicidade

O senhor acredita no envolvimento de Frei Chico, irmão do presidente, no esquema? O Frei Chico é a vitrine desses bandidos aí. Eles viajam para o exterior: ‘Olha, esse aí é o irmão do homem’. É uma vitrine para eles, por isso ele tem o cargo de vice-presidente (do Sindnapi), com um salário que deve ser mais de 20 mil reais. Ele abre portas, escancara portas. Aí não tem ingenuidade, não tem gente inocente não.

O sindicato do Frei Chico é ligado à Força Sindical. Isso, é ligado, assim como a Contag é ligada à CUT.

O esquema do INSS surge após o fim da cobrança do imposto sindical? Eles ficaram viúvos com o fim do imposto sindical. Isso aí passa a ser uma das fontes. É imoral, totalmente imoral. O que o Lula tem que fazer, além de pedir desculpas, é proibir esse acordo das entidades com o INSS. Proibir, acabou. Eles estão esperando para ganhar no tempo.

A CPI do INSS pode trazer resultados? Muitos. Eu quero ver sentado lá o Milton Cavalo (presidente do Sindnapi) explicando estas pescarias que ele faz em aviãozinho. Quem é que paga? Eu lhe mando a fotografia dele embarcando para pescar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.