Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O novo nome cotado para o Ministério da Saúde

Aluno de Olavo de Carvalho, o psiquiatra carioca Ítalo Marsili viajou para Brasília para conversar com o presidente

Por Maria Clara Vieira Atualizado em 19 Maio 2020, 15h26 - Publicado em 18 Maio 2020, 17h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Enquanto o Ministério da Saúde segue sem titular desde a demissão do cardiologista Nelson Teich, candidatos à chefia da pasta continuam a ventilar pelo Planalto. No último fim de semana, o nome do psiquiatra carioca Ítalo Marsili circulou entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro depois que o médico afirmou em suas redes sociais que está disponível para assumir o cargo. Marsili é um aluno devotado do escritor Olavo de Carvalho, tem 34 anos e mais de um milhão de seguidores no Instagram, além de contar com o apoio do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Nesta segunda-feira (18), o psiquiatra viajou a Brasília para conversar com o presidente, com quem já se reuniu em agosto do ano passado. Encontrou-se também com a médica Nise Yamaguchi, também candidata ao Ministério.

    Marsili é formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, apesar de ter exercer a psiquiatria, não possui registro de qualificação de especialista (RQE). Questionado em suas redes sociais sobre o certificado, o médico afirmou que não chegou a dar entrada no pedido. Desde que Marsili iniciou a campanha para assumir o cargo de ministro da Saúde, vídeos de suas redes sociais vieram à tona e causaram alvoroço no Twitter. Em um deles, o médico relata ter curado um paciente pedófilo sugerindo-o que saísse com garotas de programa com traços infantis para que, progressivamente, se interessasse por mulheres mais velhas. Também circulou pelas redes uma entrevista para o canal Brasil Paralelo, no qual o médico afirma que a democracia grega, na qual as mulheres não tinham direito ao voto, foi a única que funcionou na história. Na madrugada do último domingo (17), a hashtag #ItaloMarsiliMinistrodaSaúde ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter.

    ASSINE VEJA

    Covid-19: Amarga realidade
    Covid-19: Amarga realidade As cenas de terror nos hospitais públicos brasileiros e as saídas possíveis para mitigar a crise. Leia nesta edição. ()
    Clique e Assine

    Comparado frequentemente aos coaches por conta das falas exaltadas e do bordão “trabalhe, sirva, seja forte e não encha o saco”, Marsili é criador de um programa de desenvolvimento pessoal chamado Guerrilha Way e possui dois livros publicados – Os 4 temperamentos na educação dos filhos e Terapia de Guerrilha. O psiquiatra é pai de seis filhos e, no começo da carreira, chegou a morar por dois anos com Olavo de Carvalho na Virgínia – experiência registrada em seu currículo Lattes. Apesar de contar com o apoio da base bolsonarista, Marsili enfrentará a resistência dos militares para chegar ao MS. Desde a saída de Teich, quatro nomes apareciam na bolsa de apostas para assumir o cargo: além de Nise Yamaguchi, há o ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB-RS), o atual secretário-executivo do ministério, general Eduardo Pazuello, e o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira.

    Atualização: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmou que, embora Marsili não tenha o RQE, ele concluiu residência no primeiro semestre de 2015 no Instituto de Psiquiatria (Ipub) da instituição.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.