Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

O pré-carnaval do governador do Rio

Em dia de operação da PF que prendeu o presidente nacional de seu partido e atingiu Bolsonaro, Castro escolheu destino fora do Rio

Por Maiá Menezes Atualizado em 7 Maio 2024, 17h24 - Publicado em 8 fev 2024, 18h33

Principal governador do PL no país, Cláudio Castro, mandatário do Rio, passou esta quinta, 8, em Salvador, na abertura do Carnaval na capital baiana. O dia foi nevrálgico para o partido do mandatário: o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foi preso em operação que investiga suspeita de tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.

O cenário eleitoral no estado, para o pleito de 2024, se torna cada vez mais incerto com as ações da Polícia Federal: primeiro, a que investiga a existência de uma suposta “Abin paralela”, sob o comando do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), até agora pré-candidato do partido à sucessão estadual; segundo, a que resultou nos mandados cumpridos nesta quinta-feira, 8, pela Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministos e militares.

As ações ocorreram depois de decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No Rio, atingiram em cheio a já combalida pré-candidatura de Ramagem e, de forma mais ampla, a garantia que o PL mantinha de lançar candidato para as próximas eleições na capital. Mesmo para o emedebista Otoni de Paula, segundo fontes ligadas ao parlamentar, pré-candidato pelo partido, a defesa extrema do bolsonarismo tenderá a ser revista, caso mantenha sua tentativa de se eleger prefeito da capital.

Já pulverizada, a direita do Rio se dividiu de vez diante do cenário trazido pela operação da PF. Sem uma diretriz clara, e diante do fato de que o berço do bolsonarismo está no alvo das investigações do STF, o PL ainda não tem nome para 2024. E pode não ter, segundo fontes do partido.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.