Operação policial na Maré tem troca de tiros e fuga de barco
Moradores relataram um intenso tiroteio nas primeiras horas da manhã

A Polícia Militar realiza, nesta quinta-feira, 13, uma operação em favelas do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro A ação, segundo a corporação, acontece para colocar blocos de concreto em acessos da comunidade da Vila do João, para impedir a fuga de criminosos pra dentro da localidade. Nas redes sociais, moradores relataram intensa troca de tiros desde as primeiras horas da manhã.
Vídeos que circulam online também mostram a entrada do caveirão da PM em uma rua do complexo de favelas e a retirada de pessoas baleadas do local. Em outro registro, é possível ouvir a troca de tiros ainda na madrugada.
Em nota, a PM informou que um homem foi baleado e socorrido. “Durante a operação, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram atacados por criminosos nas proximidades da Vila do Pinheiro. No confronto, um indivíduo foi ferido e socorrido para uma unidade de saúde na Ilha do Governador. Com ele, foram apreendidos um fuzil, um rádio comunicador, munições e drogas. O homem é suspeito de envolvimento na morte de dois policiais militares, ocorrida em junho de 2024. Equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) intensificam o policiamento nas principais vias da região”, diz a nota da corporação.
A intensa troca de tiros também teve impacto no fluxo de vias no entorno. A Linha Vermelha, outra via expressa importante da capital fluminense, teve seu trânsito interrompido por um período.
Durante o confronto, um grupo de criminosos tentou fugir pelos fundos de uma das favelas do Complexo, de barco, mas houve novo confronto com agentes.
De acordo com a Polícia Militar, a ação “envolve equipes do Comando de Operações Especiais (COE) e do 22º BPM (Maré), que estão instalando redutores de velocidade, por meio de blocos de concreto, na Vila do João, para dificultar a fuga de criminosos com cargas roubadas para o interior da comunidade”.