Pesquisa: 1 em 4 pessoas negras já evitou transporte por medo de racismo
Quase metade dos participantes da pesquisa afirmou já ter presenciado ações racistas em meios de transporte

Um novo levantamento realizado com usuários de transportes por aplicativo revelou que o medo de ser vítima de casos de racismo já fez com que 24% das pessoas que se autodeclaram pretas e pardas evitasse usar algum tipo de meio de transporte. Os meios mais evitados são ônibus, com 40%, vans, com 13%, e metrô, com 10%. A pesquisa integra o Guia da Comunidade 99, que visa combater a discriminação.
Entre os participantes do estudo, 54% afirmou acreditar que a sociedade é racista, embora somente 1,5% admita ser preconceituoso. A pesquisa levou em conta as respostas de 1 308 indivíduos de todo o país. Do total, 42% dos passageiros e 58% dos motoristas se declara negro.
Quase metade dos entrevistados disse já ter presenciado atos de racismo em ônibus, trens, vans ou metrôs, e um em cada cinco negros afirma já ter sido vítima de discriminação nesses locais. Já em estabelecimentos comerciais, 97% contou já ter visto ações preconceituosas.
Por outro lado, os carros por aplicativo estavam entre os meios citados como mais seguros quanto ao racismo. Mais da metade dos passageiros e motoristas pretos e pardos acredita que a educação sobre diversidade e o investimento em campanhas de conscientização são as melhores medidas para aplacar o racismo.