PF desmonta quadrilha que desviou quase R$ 400 milhões da Caixa
Cerca de cinquenta policiais cumprem dez mandados judiciais de busca e apreensão em Brasília

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira uma operação para desmontar uma quadrilha suspeita de desviar cerca de 385 milhões de reais da Caixa Econômica Federal por meio de fraudes a contratos de tecnologia da informação.
Cerca de cinquenta policiais cumprem dez mandados judiciais de busca e apreensão em Brasília.
As investigações mostram que os funcionários do banco e o sócio de uma empresa de consultoria recebiam propina para favorecer as empresas de TI contratadas pela CEF. As empresas de TI faziam repasses à empresa de consultoria para pagar pelos serviços que ela nem sequer prestava. Parte desses valores, de acordo com a PF, era distribuída pela empresa de consultoria aos demais membros da quadrilha.
A organização é formada por empregados da Caixa, empresários da área de TI e uma empresa de consultoria que pertence a um ex-funcionário do banco.
Os integrantes do esquema vão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e formação de quadrilha. A operação, batizada de Backbone, recebeu esse nome para fazer referência à espinha dorsal de um sistema de rede de computadores.