Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

PF estima que mil celulares tenham sido invadidos por hackers presos

Segundo o delegado João Vianey Xavier Filho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi um dos alvos dos ataques cibernéticos

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 15h18 - Publicado em 24 jul 2019, 17h56

O delegado João Vianey Xavier Filho afirmou em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 24, que a Polícia Federal (PF) estima que 1000 números telefônicos tenham sido invadidos pelo grupo preso na terça-feira 23, suspeitos de acessar o telefone do ministro Sergio Moro. As investigações apontam que o ministro da Economia, Paulo Guedes, que também teve o celular atacado, tenha sido vítima do “modus operandi da quadrilha”.

Xavier Filho disse que, em um dos locais que foi alvo de mandado de busca e apreensão, foram encontrados aparelhos com atalhos para a conexão em aplicativos de mensagem. “O investigado fazia toda a burla necessária e, uma vez feita, ele conectava o conteúdo a um computador”, disse o delegado. As evidências, explicou Xavier Filho, mostram que as mensagens eram transferidas para computadores. Em outro endereço, foram encontrados quase 100.000 reais em espécie.

A Polícia Federal trabalha, agora, com a identificação de todos os números que foram invadidos, para “aferir a exata extensão do ataque”. Segundo o delegado João Vianey Xavier Filho, a corporação irá se reunir com representantes da Anatel para sugerir mecanismos que possam “isolar as fragilidades” dos telefones celulares.

Continua após a publicidade

Xavier Filho também disse que as quatro pessoas presas têm envolvimento com os crimes de estelionato bancário eletrônico e fraudes de cartões de crédito e débito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.