PIS/Pasep: abono salarial começa a ser pago hoje; saiba se vai receber, valor e quando
O pagamento começa hoje para nascidos em janeiro e segue até agosto para os nascidos em novembro e dezembro

A partir desta segunda-feira, 17, começam os pagamentos do abono salarial, para os trabalhadores nascidos em janeiro. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal (Pis) e pelo Banco do Brasil (Pasep) e abrange profissionais da iniciativa privada e servidores públicos que trabalharam formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano de 2023, com uma remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00). É necessário que a pessoa esteja inscrita no programa há pelo menos cinco anos. O valor a ser recebido pode variar dependendo do número de meses trabalhados, podendo chegar até a um salário-mínimo.
No total, cerca de 25,8 milhões de trabalhadores devem receber o benefício, totalizando R$ 30,7 bilhões. O primeiro pagamento será realizado no dia 17 de fevereiro, para os trabalhadores que nasceram em janeiro. O calendário segue de acordo com o mês de nascimento.
Como consultar se eu tenho direito ao abono salarial?
As informações estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital, no portal GOV.BR, na central de atendimento Alô Trabalho (telefone 158), com ligação gratuita das 7h às 22h, de segunda a sábado, exceto em feriados nacionais, e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.
Como é feito o pagamento do abono salarial na Caixa?
Na Caixa Econômica Federal, o pagamento será feito, prioritariamente, por crédito em conta corrente, poupança ou Conta Digital, caso o trabalhador possua uma dessas contas. O acesso à conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA, é via aplicativo CAIXA Tem. O saque também poderá ser realizado em canais como agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, e outros meios de pagamento disponíveis pela CAIXA.
Como é feito o pagamento do abono salarial no Banco do Brasil?
O pagamento do benefício será feito no Banco do Brasil, prioritariamente, por crédito em conta bancária, no PIX, transferência via TED ou de forma presencial nas agências de atendimento.
Calendário do pagamento do abono salarial em 2025:
A partir de 17/02: nascidos em janeiro;
A partir de 17/03: nascidos em fevereiro;
A partir de 15/04: nascidos em março e abril;
A partir de 15/05: nascidos em maio e junho;
A partir de 16/06: nascidos em julho e agosto;
A partir de 15/07: nascidos em setembro e outubro;
A partir de 15/08: nascidos em novembro e dezembro.