Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Primavera traz onda de calor e altas temperaturas em quase todo o Brasil

Na contramão da maior parte do país, Região Sul deve ter chuvas fortes

Por Da Redação Atualizado em 25 set 2023, 12h22 - Publicado em 23 set 2023, 18h16

A chegada da primavera, que começou oficialmente na madrugada deste sábado, 23, deve trazer também uma forte onda de calor, de acordo com meteorologistas. O aumento das temperaturas, sentido especialmente em regiões do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste já neste fim de semana, deve fazer com que o domingo também seja de clima intenso, tendência que se estende para as próximas semanas. Isso acontece porque uma grande massa de ar seco e quente se intensifica sobre o Brasil, associada a presença de uma alta pressão atmosférica sobre o interior do país que dificulta o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. O cenário só deve ser distinto no Sul do país, já que, segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da média histórica em decorrência dos impactos que o fenômeno El Niño pode causar na região. 

Especialmente nesta primeira semana da estação, e ao longo do mês de setembro, segundo o Climatempo, especialmente áreas do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste deverão ter temperaturas muito altas, o que também deve afetar outras regiões, com intensidade um pouco menor. A expectativa é de um cenário com temperaturas iguais ou acima dos 40°C por vários dias, o que pode atingir, inclusive, regiões no oeste e norte de São Paulo, além do oeste de Minas Gerais. 

Em Cuiabá, as temperaturas devem chegar aos 42ºC. Especialmente no Mato Grosso, que dever ser o estado mais quente do país, há outros locais em que os termômetros podem atingir os 44ºC. Na capital carioca, a máxima é de 41ºC e, na capital paulista, de 40ºC. Por outro lado, no Rio Grande do Sul, há previsão de chuva forte, assim como na serra, litoral e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O cenário visto no Sul do país vai na contramão do clima mais seco, tendência para o restante do Brasil. 

Com isso, meteorologistas também preveem novos recordes de temperatura, em patamar próximo do que foi visto na primavera de 2020, quando fortes temperaturas também atingiram o país. Naquele ano, por exemplo, cidades do interior paulista como Registro, Barretos e Ibatinga superaram os 42º C. O recorde no estado, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de 43,5ºC registrados no município de Lins, no dia 7 de outubro daquele ano.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.