Prouni abre período para participar da lista de espera: veja como se inscrever
Resultado será divulgado no dia 1º de abril; programa teve teve 1,5 milhão de inscrições na edição de 2025

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta quarta-feira, 26, as inscrições para a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2025. O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
197.080 estudantes foram pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni, divulgada no início de fevereiro. Já na 2ª chamada, que ocorreu no fim do mês passado, 86.373 estudantes foram pré-selecionados. No total, a edição de 2025 teve 1,5 milhão de inscrições. Esta edição do programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.
Comemorando 20 anos de existência em 2025, o Prouni já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes entre 2005 e 2024. Desses, 2,5 milhões receberam bolsas de estudo integrais e 947 mil, bolsas parciais. Atualmente, o programa beneficia 597.989 bolsistas, matriculados em 1.862 instituições privadas de ensino superior no Brasil.
Como se inscrever na lista de espera do Prouni?
As inscrições para a lista de espera do Prouni devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até às 23h59 desta quinta-feira, 27. Podem participar todos os inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma. Os interessados devem selecionar até duas opções de instituição de ensino, curso e turno, entre as bolsas disponíveis. A seleção será feita com base nas notas dos candidatos no ENEM.
Quais são os requisitos para o ingresso no Prouni?
Os estudantes que desejarem participar do Prouni, devem ter realizado a última prova do ENEM com no mínimo 450 pontos na média das provas, não ter zerado a redação e ter concluído o ensino médio. Além disso, eles devem preencher pelo menos um dos requisitos a seguir: ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública; Ter sido bolsista integral em escola privada durante todo o ensino médio; Ser pessoa com deficiência; Ser professor da rede pública de ensino (exclusivamente para cursos de licenciatura); Renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais) ou de até três salários mínimos (para bolsas parciais).
Outros requisitos socioeconômicos que devem ser cumpridos pelos candidatos podem ser consultados no site do Ministério da Educação (MEC).
Cronograma do Prouni 2025:
26 a 27/03: Manifestação de interesse na lista de espera;
01/04: Resultado da lista de espera;
Qual a diferença entre Sisu, Fies e Prouni?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) garante acesso às universidades públicas, enquanto o Programa Universidade para Todos (Prouni) dá bolsas de estudos em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento para o ensino superior em faculdades privadas.