Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

PSDB decide destituir Aécio e discute entrega de cargos

Tucanos se dividem entre o deputado federal Carlos Sampaio (SP) e o senador Tasso Jereissati (CE) para presidir o partido; legenda tem quatro ministérios

Por Da redação
Atualizado em 18 Maio 2017, 16h44 - Publicado em 18 Maio 2017, 11h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • FRONT LINE - Aécio Neves was the main coordinator of the creation of the Congressional investigation committee into Petrobras; he now wants to use it to raise his profile among the electorate (Pedro Ladeira/Folhapress)
    FRONT LINE - Aécio Neves was the main coordinator of the creation of the Congressional investigation committee into Petrobras; he now wants to use it to raise his profile among the electorate (Pedro Ladeira/Folhapress) (Folhapress/Folhapress)

    O PSDB decidiu destituir o senador afastado Aécio Neves da presidência da legenda depois que ele foi acusado pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, de ter pedido e recebido R$ 2 milhões. A substituição será anunciada assim que o senador mineiro renunciar oficialmente ao cargo, o que ainda não ocorreu.

    O substituo de Aécio na presidência ainda é incerto. A bancada da Câmara defende o nome do deputado federal Carlos Sampaio, mas os tucanos do Senado preferem o senador e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati. Pelo estatuto do partido, nesses casos, quem define o novo presidente é o vice-presidente mais velho, que é Alberto Goldman (SP).

    Senadores do PSDB estão reunidos desde o início da manhã para discutir o desembarque do partido do governo Temer, com a entrega imediata dos cargos. O PSDB tem quatro ministérios na atual gestão:  Secretaria de Governo, Relações Exteriores, Cidades,  Direitos Humanos.

    No início do governo Temer, o partido controlava cinco pastas. Mas com a ida de Alexandre de Moraes para o STF (Supremo Tribunal Federal), o partido ficou com quatro ministérios. A pasta foi ocupada por Osmar Serraglio, do PMDB.

    Continua após a publicidade

    A reunião entre os senadores tucanos acontece no gabinete de Jereissati e conta com a presença de toda a bancada e quatro governadores, por meio de conferência telefônica.

    O secretário de governo de  Temer, Antonio Imbassahy (PSDB-BA) deve se reunir com os senadores ainda esta manhã para definir o futuro do partido no governo. Uma reunião da bancada do PSDB também acontece na Câmara dos Deputados neste momento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.