Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual o tema da redação do Enem 2024?

Primeira etapa do exame, realizada neste domingo, 3, também conta com questões de ciência humanas e linguagens

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 nov 2024, 15h04 - Publicado em 3 nov 2024, 14h47

O ministro da educação Camilo Santana divulgou, na tarde deste domingo, 3, que o tema da redação do Enem 2024 é “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A primeira fase do exame começou às 13h30 e contemplará, além da redação, questões de ciências humanas e linguagens e códigos. 

Como é a redação do Enem é avaliada?

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas. Além da situação-problema, o aluno ainda conta com textos motivadores e é incentivado a incorporar conhecimentos próprios sobre o tema. Cinco competências são avaliadas:

  • Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
  • Compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  • Seleção, relacionamento, organização e interpretação das informações, fatos, opiniões e argumentos para a defesa do ponto de vista
  • Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  • Elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Candidatos que fugirem do tema, redigirem prosas com menos de sete linhas, incluírem trechos desconexos, desobedecerem a estrutura textual ou desrespeitarem a seriedade do tema terão a redação zerada.

Continua após a publicidade

Mais cedo, ao lado do presidente Lula, o ministro comemorou a alta adesão dos alunos do ensino médio ao exame. Segundo ele, houve mais de 4,3 milhões de inscrições no Enem deste ano, um aumento de 27% em relação ao ano de 2022. Santana celebrou ainda a alta taxa de adesão de alunos do último ano do ensino médio, que chegou a 100% em alguns estados do Norte e do Nordeste, e passou dos 80% no Rio Grande do Sul, onde os alunos foram isentos das taxas. A prova contará ainda com a participação de mais de 10 mil pessoas com idade acima dos 60 anos.

Lula evitou comentar sobre temas não relativos ao exame e disse que a educação é “símbolo da independência” e o caminho para um país mais competitivo em um mundo mais desenvolvido.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.