Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Mais de R$ 253 milhões serão pagos a cerca de 120 mil contribuintes

A Receita Federal abriu nesta segunda-feira, 24, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de março de 2025. Ao todo, 120.039 contribuintes vão receber um valor total de R$ 253.876.963,84. Os pagamentos serão realizados ao longo do dia 31 de março na chave PIX com o CPF informado na declaração do Imposto de Renda. Caso haja algum problema e o valor não for depositado na conta informada, os valores vão ficar disponíveis por até um ano no Banco do Brasil, para agendamento em qualquer conta bancária no nome do contribuinte.
Confira a ordem de prioridade das restituições do Imposto de Renda:
- 3.163 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 16.215 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 2.405 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e
- 4.013 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além desses, 75.790 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 18.453 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Para evitar erros nos dados bancários informados ou em nas contas destino das transações, a Receita Federal informa que realiza o pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, o requerimento deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Como saber se a restituição do Imposto de Renda está disponível?
A restituição do Imposto de Renda pode ser acessada na parte ‘Consultar a Restituição’, no site da Receita Federal. A consulta também pode ser realizada no site ou aplicativo Meu Imposto de Renda. O contribuinte precisa informar o CPF e a data de nascimento para prosseguir na consulta.