Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Secretário afirma que viaduto cedeu mais três milímetros durante a noite

Será feito o macaqueamento para segurança da estrutura. Linha da CPTM foi interrompida para não causar vibrações que prejudiquem ainda mais a ponte

Por Da Redação Atualizado em 17 nov 2018, 13h16 - Publicado em 17 nov 2018, 13h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O caso do viaduto que cedeu cerca de 2 metros e pode até desabar na Marginal Pinheiros se complica a cada instante. O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Vitor Aly, informou na manhã deste sábado 17, que a estrutura afundou mais 3 milímetros. “No período da noite, em função da mudança de temperatura, e como era esperado houve uma movimentação na estrutura. Temos agora um centímetro acumulado do lado direito e 1,2 cm do lado esquerdo”, disse Aly. Segundo Aly, em breve será feito o macaqueamento da estrutura.

    “Não é a solução de consertar o problema, mas é de aliviar o problema da tensão no pilar rompido”, disse Aly. O secretário disse que a prioridade no momento é a segurança dos funcionários que estão trabalhando no local, da estrutura e preservação da linha da CPTM e que estão trabalhando para diminuir o transtorno a população.

    Além da possibilidade de restauração da estrutura com os escoramentos, mais provável, outra opção seria a demolição completa do viaduto para a construção de um novo no mesmo local. Segundo engenheiros que estão acompanhando o evento, no entanto, esta é uma alternativa muito mais trabalhosa e, por ora, não está sendo considerada.

    Também foi fechada a circulação dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre as estações Pinheiros e Ceasa da Linha 9 – Esmeralda, que pega, ainda, as estações Cidade Universitária e Villa Lobos. Os trilhos passam ao lado do viaduto e, além do risco aos passageiros, a movimentação dos trens também causa tremores e poderia afetar a manutenção.

    O viaduto, localizado na Marginal Pinheiros, na alça de acesso à rodovia Castelo Branco, cedeu em parte de sua estrutura na madrugrada de quinta-feira 15. Na sexta-feira, houve novas movimentações do concreto e o secretário Aly chegou a anunciar que havia risco de colapso total. 

    Com Estadão Conteúdo

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.