A Prefeitura de São Paulo mudou os semáforos de pedestres da avenida Paulista: em vez do símbolo do transeunte caminhando ou parado, agora há bonecos representando casais homoafetivos. A mudança ocorreu em seis intersecções da avenida, que neste domingo, 23, recebe a 23ª Parada do Orgulho LGBT. De acordo com a prefeitura, a modificação ocorreu em “apoio à diversidade e em respeito ao público LGBT”.
A iniciativa é da Prefeitura e da Secretaria de Mobilidade e Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pela confecção e instalação dos pictogramas. A administração informou que, na madrugada de domingo para segunda-feira, os semáforos voltarão a apresentar as imagens padrão.
As seis intersecções onde será possível encontrar a sinalização estilizada estão: na av. Paulista com a rua Augusta; na av. Paulista com a alameda Joaquim Eugênio de Lima; na av. Paulista com a rua Peixoto Gomide; na av. Paulista com a av. Brigadeiro Luís Antônio; na av. Paulista com a alameda Campinas; e na av. Paulista com a rua Pamplona.
Interdição de vias
A 23ª Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo acontecerá das 12h00 às 18h00 neste domingo. A CET informou que irá ativar um plano operacional de trânsito na região da avenida Paulista, na rua da Consolação e no centro. “A interdição da avenida Paulista, em ambos os sentidos, está prevista para as 10h, porém, as transposições pela avenida Brigadeiro Luís Antônio, pela rua Teixeira da Silva e pela rua Carlos Sampaio/Maria Figueiredo permanecerão liberadas”, informou, em nota, o órgão.