Sensação térmica no Rio ultrapassa os 49 graus, a maior deste verão carioca
Em dia de feriado de São Sebastião, calor sufocante levou moradores da cidade a lotarem as praias; temperaturas continuarão altas durante a semana

O calorão no Rio de Janeiro não tem dado trégua, atingindo nesta segunda-feira sensação térmica de quase 50 graus. O chamado Índice de Calor Diário, dos sistema Alerta Rio, da prefeitura, chegou hoje na capital fluminense a 49,3ºC – o maior deste ano e também deste verão. Como é feriado de São Sebastião na cidade, as praias, da Zona Sul à Zona Oeste, estão lotadas de cariocas em busca de um refresco, aproveitando o mar mais gelado do que de costume. A medição da sensação térmica leva em consideração as médias registradas nas estações Irajá, Jardim Botânico. Barra/Riocentro, Guaratiba, Santa Cruz, Alto da Boa Vista e São Cristóvão.
Já a temperatura máxima verificada no Rio nesta segunda foi de 39,3ºC, em Irajá, na Zona Norte. O Alerta Rio afirma que neste fim de tarde núcleos de chuva apresentam deslocamento da região de Magé para a Baía de Guanabara, podendo ocorrer pancadas isoladas na Ilha do Governador e na Ilha de Paquetá.
A meteorologista Andrea Ramos explica que a semana será de termômetros lá em cima. “Até domingo será de muito calor, com temperaturas elevadas, como temos observado nos últimos dias. Na outra semana que vem se altera essa condição. Domingo já tem possibilidade de chuva, que evoluirá até terça-feira”, afirma a meteorologista, dizendo que um sistema de baixa pressão no oceano tende a provocar a formação de uma frente fria.
Até o momento, a temperatura mais alta deste verão no Rio foi vista no sábado, quando foi registrada a máxima de 41,5ºC. Na última sexta-feira, às 9h50, a cidade entrou no Nível de Calor 3 (NC3), que caracteriza calor alto – atingindo temperaturas entre 36ºC e 40ºC -, com previsão de permanência ou aumento por, pelo menos, três dias consecutivos.