Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Sinal analógico acaba em março em SP; 500 mil kits são entregues

Com o desligamento, a programação das emissoras da região de São Paulo estará disponível somente no formato digital

Por Da redação
Atualizado em 17 fev 2017, 19h40 - Publicado em 17 fev 2017, 19h39

O presidente da Anatel, Juarez Quadros do Nascimento, confirmou nesta sexta-feira que o desligamento do sinal analógico de TV em São Paulo acontecerá até o dia 29 de março. A expectativa, segundo ele, é que 93% dos domicílios da cidade de São Paulo e de 38 municípios vizinhos estejam aptos a receber a TV aberta digital até esta data.

Com 7 milhões de residências e mais de 20 milhões de habitantes, a metrópole marca uma nova etapa na desativação do sinal analógico. Até o momento, foram feitas duas experiências, uma piloto, no município goiano de Rio Verde, e uma segunda que englobou o Distrito Federal e cidades do entorno da capital federal.

“Uma vez resolvido o problema de São Paulo, certamente, nas demais capitais brasileiras esse trabalho será muito mais célere e facilitado”, ressaltou Quadros.

Até o final de janeiro, 86% dos residentes na região metropolitana já tinham aderido à transmissão digital. “Como a TV digital está funcionando há anos, foi a primeira capital brasileira a contar com sinal digital, provavelmente muitas pessoas que até tenham direito não tenham necessidade de tirar o kit para uso”, acrescentou Quadros.

Com o desligamento, a programação das emissoras da região de São Paulo estará disponível somente no formato digital.

Continua após a publicidade

Quadros visitou hoje o posto do “programa de distribuição de kits” para recebimento do sinal de TV digital na região central de São Paulo, onde fez a entrega do kit número 500 mil.

No total, deverão ser disponibilizados cerca de 1,9 milhão de kits em 60 pontos de distribuição na Grande São Paulo.

O kit é composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital, e um controle remoto. Ele deve ser ligado em televisões que não têm receptor de sinal digital integrado. As famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal têm direito a receber gratuitamente os conversores. Os kits continuarão a ser distribuídos até 45 dias após o término do sinal analógico na capital paulista, como aconteceu em Brasília.

Continua após a publicidade

Com a mudança na transmissão do sinal de TV, as faixas de frequência serão disponibilizadas para ampliação das rádios FM e oferta de serviço de banda larga móvel de quarta geração (4G). Depois da Grande São Paulo, o encerramento do sinal analógico deverá ser feito em Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte. Em setembro, o processo atingirá grandes regiões do estado de São Paulo: Campinas, Santos, Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e Franca.

“Pelo menos 80% da população [brasileira] vai estar só com a recepção digital até o final de 2018. O restante até 2023”, disse Martelletto.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.