Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

SP: Interditada por incêndio, Ponte do Jaguaré reabre para veículos leves

Estrutura foi comprometida por incêndio na última sexta-feira, que forçou o fechamento da via; veículos pesados seguem impedidos de circular

Por Da Redação 25 jun 2019, 01h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • À 0h desta terça-feira 25, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo liberou parcialmente a Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista, para a circulação de automóveis. Veículos pesados seguem impedidos de transitar enquanto vistorias seguem avaliando a estrutura, que foi abalada por um incêndio na última sexta-feira.

    Desde então, a ponte tinha trânsito liberado apenas para pedestres e ciclistas, causando transtornos no trânsito da Marginal Pinheiros, onde está localizada.

    O local constava na lista, de 2007, de 73 viadutos e pontes que precisavam de laudo estrutural. A relação de obras com problemas fazia parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Município e Ministério Público Estadual (MPE) para reparos de pontes. Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), vistoria feita em fevereiro não indicou a necessidade emergencial de obras ou indícios de risco de incêndio.

    Desde que um viaduto cedeu perto do Parque Villa-Lobos, em novembro, a prefeitura tem corrido para contratar vistorias e fazer reparos. Relatório de 2017 do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva apontou que dezenas de viadutos e pontes têm problemas, como fissuras e infiltrações. Em março, o MPE propôs ação na Justiça para limitar o acesso às áreas com risco.

    Continua após a publicidade

    O prefeito chegou a agendar vistoria no local no sábado, mas desmarcou alegando questão de segurança. Segundo a prefeitura, os 103 abrigos municipais estão disponíveis para os desabrigados, mas eles preferiram as casas de amigos ou parentes. Foram entregues colchões, cobertores, kits de higiene e cestas básicas. Todos, disse Covas, serão incluídos no auxílio-aluguel de 400 reais.

    Segundo a Defesa Civil, barracos de madeira de 215 pessoas foram danificados e não houve vítimas. O local do incêndio nesta sexta, no sentido Interlagos, fica perto da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). A pista local foi bloqueada e seria liberada à noite após limpeza. A pista expressa operou normalmente ao longo do dia.

    As autoridades apuram a origem do fogo. O socorro foi acionado às 6 horas de sexta-feira 21. “Quando chegamos, havia gente tentando tirar pertences, mas ninguém estava no ponto principal (do incêndio)”, disse o capitão dos Bombeiros Marcos Nogueira. Às 8 horas, as chamas foram controladas e era possível ver madeiras e veículos antigos na área do incêndio. Denúncias apontam que o local é de descarte irregular de lixo.

    Continua após a publicidade

    (com Estadão Conteúdo)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.