Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Temer processa Joesley por danos morais, calúnia e difamação

Presidente ingressou com dois processos contra o empresário, um na Justiça Federal e outro na Justiça comum

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 21h04 - Publicado em 19 jun 2017, 15h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Michel Temer finalizou na manhã desta segunda-feira duas ações contra o dono da JBS, Joesley Batista, cujo acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal atingiu em cheio o peemedebista. Temer ingressou com os dois processos na Justiça pouco antes de embarcar para viagem de cinco dias à Rússia e Noruega. Uma das ações será por danos morais, em que o presidente pede indenização financeira, e a segunda, uma queixa-crime por difamação, calúnia e injúria e crimes contra a honra. Michel Temer decidiu acionar o advogado do PMDB, Renato Oliveira Ramos, para representar contra Joesley. A ação criminal foi impetrada na Justiça Federal e a cível, na Justiça comum.

    Na ação inicial, Temer não estabeleceu um valor de indenização, mas isso poderá ser feito em um segundo momento, se o juiz indicar a possibilidade de especificacão de um montante. A ideia do presidente, caso consiga ganhar as ações na Justiça, é doar os valores referentes a elas a uma instituição da caridade.

    As ações judiciais foram motivadas pela entrevista de Joesley à revista Época, em que o dono da JBS acusa Temer de ser “chefe de organização criminosa”. “Temer, Eduardo, Geddel, Henrique, Padilha e Moreira. É o grupo deles. Quem não está preso está hoje no Planalto. Essa turma é muita perigosa”, disse o delator à publicação.

    O peemedebista dedicou uma parte do fim de semana para discutir com seus advogados não só as ações a ser apresentadas na Justiça contra o delator, anunciadas no sábado;; no feriado, Temer se reuniu também com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, que vai ajudá-lo na defesa da denúncia que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá apresentar contra ele nos próximos dias.

    O presidente já deixou o Planalto em direção à base aérea de Brasília, onde embarcará para a Rússia. Nesse período, os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, permanecerão na capital monitorando ações contra o governo e trabalhando pela reaglutinação da base aliada.

    Continua após a publicidade

    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumirá o comando do país com a viagem de Michel Temer, não deve ir ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira, já que está em Pernambuco. Ele deve começar a despachar no gabinete presidencial nesta terça-feira.

    Veja a íntegra da ação de Temer contra Joesley:

    (com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.