Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tragédia em São Paulo tem repercussão na imprensa internacional

BBC compara incêndio à devastação de um tsunami; jornais destacam o fato de o prédio abandonado ser a morada de famílias sem-teto

Por Denise Chrispim Marin Atualizado em 1 Maio 2018, 17h15 - Publicado em 1 Maio 2018, 16h48

A notícia do incêndio de um edifício de 24 andares no Largo do Passaindu, no centro de São Paulo, foi divulgada com destaque pela imprensa internacional, que valeu-se de vídeos e fotos dos momentos mais tensos e do colapso do prédio para dar aos leitores a dimensão da tragédia. Em suas páginas na internet, a maioria dos meios de comunicação salientou a morte de um dos moradores do prédio, engolido pelas chamas enquanto tentava socorrer seus vizinhos.

A BBC, de Londres, comparou a tragédia à devastação causada por um “tsunami”. Também assinalou a declaração do governador de São Paulo, Márcio França, de que o incêndio foi um “acidente previsto”.

O jornal americano The New York Times acentuou o fato de o edifício abandonado ter sido ocupado por sem-tetos e que a catástrofe evidenciou o problema da carência de habitações na metrópole latino-americana.

“Márcio França, governador do Estado de São Paulo, estima que 150 prédios do centro da cidade estão ilegalmente ocupados por sem-tetos, vivendo em condições precárias”, mencionou o jornal.

O argentino La Nación apurou que no quinto andar do edifício funcionou, no passado, um escritório da Polícia Federal. O jornal localizou a cena do incêndio para seus leitores, ao explicar que o Largo do Paissandu fica próximo ao Teatro Municipal de São Paulo, da Praça da República e da Galeria do Rock. Também mencionou que edifícios próximos, como a centenária Igreja Evangélica Luterana de São Paulo, ficaram semi-destruídos.

Ao oferecer apoio no local às vítimas, o presidente do Brasil, Michel Temer, foi atacado por moradores, afirmou o jornal francês Le Monde, ao noticiar a tragédia. “Ele ainda prometeu ajuda às famílias afetadas pela catástrofe”, assinalou.

O Washington Post, jornal americano, exibiu em sua página na internet as imagens do incêndio capturadas pela Rede Globo. Indicou ainda haver imprecisão sobre o número de famílias moradoras do prédio entre as notícias divulgadas. A Associated Press, com base em investigação feita no ano passado, informou ali viverem 150 famílias. “A imprensa local sugeriu que o número era próximo a 50”, mencionou.

Sem detalhes sobre os acontecimentos, a rede de televisão americana CNN preferiu expor as imagens acompanhadas apenas de um título: “Massivo incêndio engole prédio de apartamentos em São Paulo, Brasil, causando seu colapso”.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.