Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Brasil ignorou aviso da ONU sobre ameaças a 17 ativistas

As cartas confidenciais, de acordo com 'O Estado de S.Paulo', sequer foram respondidas pelas autoridades nacionais

Por Da redação
Atualizado em 16 mar 2018, 11h59 - Publicado em 16 mar 2018, 08h47

A morte da vereadora do Rio Marielle Franco põe o Brasil em uma situação desconfortável com a comunidade internacional. Segundo informação divulgada nesta sexta-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo, autoridades brasileiras ignoraram comunicados sigilosos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre ameaças contra ao menos 17 ativistas. As cartas confidenciais, de acordo com a publicação, sequer foram respondidas.

Procurado pelo jornal, o Itamaraty não se manifestou. Após a execução da vereadora, quarta-feira à noite, a ONU exigiu investigações “independentes e rigorosas”. Outras entidades internacionais, como Anistia Internacional, Human Rights Watche Transparência internacional, também criticaram a situação do país e pediram respostas rápidas ao crime.

Pressão internacional após morte de Marielle

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) classificou como “profundamente chocante” o assassinato de Marielle Franco, num ataque a tiros na noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro, que também matou seu motorista, Anderson Pedro Gomes.

O comunicado ressalta que as autoridades devem realizar uma completa investigação do assassinato. “Apelamos para que essa investigação seja feita o quanto antes e que seja minuciosa, transparente e independente, para que possa ser vista com credibilidade”, afirmou Throssel.

Na Europa, a reação também foi imediata. O porta-voz do partido espanhol Podemos, Miguel Úrban, condenou na Comissão Europeia o assassinato da vereadora brasileira Marielle Franco. Ele pediu para que a Comissão condene publicamente a morte da vereadora e suspenda as negociações do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.