Vídeos: o resgate com helicóptero do grupo que se perdeu em escalada no Pico das Agulhas Negras
Cinco trilheiros foram retirados de local de difícil acesso num dos pontos mais altos do país, no Parque Nacional do Itatiaia

Um grupo de cinco pessoas se perdeu ao tentar atingir o cume do Pico das Agulhas Negras, um dos pontos mais altos do Brasil, entre Rio e Minas Gerais, e passou duas noites sob um frio congelante que chegou a -9,2 graus na madrugada de domingo. Como mostrou VEJA, os trilheiros chegaram ao Parque Nacional do Itatiaia na manhã de sábado e pegaram o caminho de escalada, mesmo com uma negativa formal da unidade de conservação para que seguissem adiante. A atividade no local precisa de agendamento, além de equipamentos apropriados e experiência em montanhismo. Os cinco foram resgatados num local de difícil acesso por um helicóptero do Corpo de Bombeiros na manhã de ontem, segunda-feira, como mostram imagens.
A operação, complexa, foi iniciada na noite de domingo, por volta das 23h, mobilizando equipes especializadas do quartel de Resende, do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente e do Grupamento de Operações Aéreas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o grupo saiu muito fora do percurso original e conseguiu indicar sua posição sinalizando com uma lanterna. A preocupação principal dos militares era com o risco de hipotermia. O resgate, concluído às 9h de ontem, exigiu técnicas específicas para o uso em segurança da aeronave.
Os cinco foram encaminhados até um abrigo, onde receberam os primeiros socorros. Classificados como vítimas verdes, foram liberados em seguida. O Pico das Agulhas Negras é o ponto culminante do estado do Rio e um dos cinco mais altos do Brasil. Sua altitude chega a 2.791 metros. O Parque Nacional do Itatiaia divulgou que no fim do dia de sábado acionou um protocolo de emergência com a ausência de retorno dos trilheiros. Antes de atingirem o cume, um deles teria lesionado o joelho na escalada, comprometendo a descida. O grupo acabou, então, se perdendo e buscando um abrigo improvisado numa fenda.