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YouTube anuncia endurecimento de regras contra promoção de bets ilegais

Plataforma comunicou que criadores de conteúdo serão punidos caso violem as diretrizes e divulguem casas de apostas não autorizadas pelo governo

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 17 mar 2025, 08h52 - Publicado em 15 mar 2025, 18h21

O YouTube anunciou que vai endurecer suas regras contra conteúdos relacionados à promoção de bets ilegais – aquelas que não estão em ordem com os requisitos exigidos pelo Ministério da Fazenda, órgão responsável pela regulamentação do setor no país. As mudanças das diretrizes ocorrem depois que o governo brasileiro identificou a existência de vários influenciadores e canais que divulgavam casas de apostas irregulares, com falsas promessas de lucro fácil.

A partir do dia 19 de março, o criador de conteúdo que não se adequar às novas regras poderá ser penalizado. No YouTube, quando o canal viola pela primeira vez a norma, o dono do canal receber um alerta. Em caso de reincidência, poderá ficar impedido de publicar novos vídeos por até três semanas.

Se, mesmo assim, insistir em continuar desrespeitando as regras, o influenciador poderá ser banido do YouTube. “Reforçamos nossas políticas que proíbem conteúdo que direcione os espectadores a sites ou aplicativos de jogos de azar não aprovados. Também começaremos a restringir conteúdos que promovam cassinos online”, informou a nota enviada pela assessoria de imprensa da plataforma.

Atualmente, 73 casas de apostas estão autorizadas a operar, de acordo com o Ministério da Fazenda. As bets que funcionam de maneira legal precisam cumprir uma série de exigências feitas pela pasta. Devem, por exemplo, estar registradas formalmente no Brasil e pagar uma outorga de 30 milhões de reais. Além disso, é necessário ter a terminação ‘bet.br’ nos endereços de seus respectivos sites.

Inquérito da PF

Uma lista dos canais e contas que promoviam bets ilegais foi produzida pela Secretaria Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento do Esporte, vinculada ao Ministério da Fazenda. Assim que o levantamento foi elaborado, a secretaria enviou as informações ao Ministério da Justiça e pediu providências à Polícia Federal.

No ofício, o órgão destacou que os canais do YouTube, muitos com transmissões com mais de 200 mil espectadores, prometem lucro rápido e fácil ao apostador, sem alertá-lo para a existência de riscos na jogatina. A PF abriu um inquérito para investigar os casos.

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