Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

200 cientistas de todo o mundo criam mapa genético da depressão

O estudo, publicado na ‘Nature Genetics’, revelou 44 genes associado à doença. O que pode abrir caminho para terapias e medicamentos

Por Da redação
Atualizado em 28 abr 2018, 11h33 - Publicado em 28 abr 2018, 11h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Qual é o peso da hereditariedade na tendência a ter depressão? Se pais sofrem com o mal, pode ocorrer o mesmo com seus filhos? São perguntas que persistem na comunidade científica. Uma pesquisa publicada na quinta-feira (26) pode indicar algumas respostas.

    Para tanto, o consórcio de 200 cientistas, de 161 instituições ao redor do planeta, mapeou dados de 135 mil pessoas com depressão aguda e também de 344 mil de indivíduos completamente saudáveis nesse sentido. Assim foram identificados 44 genes associados a estágios severos da condição.

    Com isso já se tornou possível concluir que, em casos mais graves, a hereditariedade tem um peso importante na ocorrência da doença. Também se conseguiu associar o problema a outras características do DNA. Escreveram os pesquisadores em artigo publicado na Nature Genetics, renomado periódico da área: “Achamos relações evidentes do risco genético à depressão com níveis educacionais, peso corporal e esquizofrenia. Todos os humanos carregam com si menores ou maiores fatores de risco para a depressão aguda”.

    Estima-se que a forma mais grave desse mal afeta 14% da população. Sendo que tão-somente metade dos pacientes responde bem aos tratamentos existentes. Segundo os autores do estudo, o achado abre caminho para a criação de tratamentos mais eficientes, tanto por meio de terapias quanto de medicamentos que possam bloquear a ação de substâncias produzidas a partir dos genes identificados. Acrescentaram eles, no artigo: “A chamada desordem maior depressiva é uma doença comumente acompanhada de considerável morbidez, mortalidade, custos financeiros e alto risco de suicídio”.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.