De acordo com um artigo publicado no último dia 10 no periódico científico PLOS ONE, arqueólogos acabam de encontrar os artefatos artísticos chineses mais antigos já descobertos. Trata-se de uma miniatura de pássaro, feita a partir de osso queimado e com menos de dois centímetros de comprimento.
A estimativa da equipe internacional envolvida na descoberta é de que o item seja de 13,8 a 13 mil anos atrás. Até agora, pensava-se que a escultura animal mais antiga do leste asiático era de apenas 5 milênios atrás.
A miniatura foi encontrada na província chinesa de Henan e ilustra uma ave em cima de um pedestal. Segundo especialistas, os detalhes e a forma da arte indicam que o escultor era um verdadeiro artista.
No entanto, a idade da miniatura não faz sombra à dos primeiros objetos esculpidos por seres humanos. Tratam-se de figuras de animais e pessoas produzidas a partir do mármore de mamutes há aproximadamente 40 mil anos.
A função exata da pequenina escultura de pássaro jamais será precisada. Contudo, os pesquisadores estipulam que, devido ao tamanho diminuto do objeto (pequeno demais para ser exposto), é possível que seu dono o carregasse consigo, dentro de um tipo de bolsa.