Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Cápsula espacial cai no mar com restos mortais e sementes de cannabis a bordo

Veículo levava as cinzas de 166 pessoas e fazia testes com plantas em microgravidade, mas perdeu toda a carga após falha no pouso

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 jul 2025, 20h07 - Publicado em 1 jul 2025, 16h00

Uma cápsula espacial da startup alemã The Exploration Company caiu no Oceano Pacífico após uma falha na reentrada atmosférica e perdeu toda a carga que levava a bordo — incluindo as cinzas de 166 pessoas e sementes de cannabis. O voo, realizado em parceria com a SpaceX, pretendia testar a capacidade da cápsula Nyx de transportar cargas comerciais e retorná-las com segurança à Terra, mas terminou em fracasso após o sistema de pouso não funcionar como previsto.

Batizada de Mission Possible, a missão partiu no dia 23 de junho da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, como parte de um voo coletivo que reuniu diferentes cargas. Foi a primeira vez que a empresa alemã enviou uma cápsula com cargas comerciais de clientes — no total, cerca de 300 quilos de carga, incluindo o material genético e as cinzas fornecidas pela empresa americana Celestis, especializada em voos memoriais espaciais.

A cápsula chegou a entrar em órbita e iniciou o retorno conforme o planejado, mas o sistema de paraquedas falhou durante a reentrada e o veículo se perdeu no mar no dia 24. Em comunicado, a empresa descreveu o resultado como um “sucesso parcial (falha parcial)”.

“A cápsula foi lançada com sucesso, alimentou os experimentos normalmente em órbita, estabilizou-se após a separação do foguete, reentrou e restabeleceu comunicação após o blackout. Mas encontrou um problema depois disso, e perdemos comunicação poucos minutos antes da queda. Ainda estamos investigando as causas”, afirmou a equipe em nota oficial. “Agradecemos às nossas equipes pelo trabalho árduo. Estamos ultrapassando limites em tempo e custo recordes. Vamos incorporar os aprendizados desta missão e nos preparar para voar novamente o quanto antes.”

Esta é a segunda vez que a empresa Celestis perde um carregamento. Em 2023, a cápsula que levava as cinzas do astronauta da Nasa Philip K. Chapman explodiu ainda durante o lançamento, no Novo México. Em nota de condolências, a empresa afirmou que irá entrar em contato com cada uma das famílias afetadas e disse esperar que “possam encontrar algum consolo em saber que seus entes queridos fizeram parte de uma jornada histórica, lançados ao espaço, orbitando a Terra e agora descansando na vastidão do Pacífico, como em uma tradicional e honrada cerimônia de dispersão no mar”.

Continua após a publicidade

Além dos restos mortais, a cápsula transportava também sementes e material da planta cannabis, fornecidos por um projeto de ciência cidadã chamado Martian Grow. O objetivo era estudar como a planta se comporta em ambiente de microgravidade, algo que pode ajudar em pesquisas sobre cultivo em futuras missões espaciais — inclusive em Marte.

A missão fazia parte de uma bateria de testes que visa validar a cápsula Nyx para futuras viagens a estações espaciais em órbita terrestre baixa. A empresa alemã já planeja uma nova tentativa de voo, com destino à Estação Espacial Internacional, prevista para 2028 e em avaliação pela Agência Espacial Europeia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.