Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cientistas recebem Nobel de Química por estudos sobre evolução e proteínas

Frances H. Arnold, George P. Smith e Gregory P. Winter utilizaram enzimas e técnicas de clonagem para solucionar problemas químicos humanos

Por Da redação
Atualizado em 3 out 2018, 14h48 - Publicado em 3 out 2018, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os americanos Frances H. Arnold e George P. Smith e o britânico Gregory P. Winter foram anunciados nesta quarta-feira ,3, como os vencedores do Prêmio Nobel de Química. Os cientistas estudaram a evolução genética e utilizaram seus princípios para desenvolver proteínas que ajudam a solucionar alguns dos problemas químicos do ser humano.

    O comitê do Nobel destacou a capacidade dos pesquisadores em levar as descobertas de Charles Darwin sobre a evolução “para um tubo de ensaio”.

    Arnold, apenas a quinta mulher a receber a honraria, é professora do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ela levará metade do prêmio de 4 milhões de reais por conduzir a primeira evolução dirigida de enzimas, proteínas que catalisam reações químicas.

    Suas descobertas possibilitam a produção de substâncias químicas mais sustentáveis, além de combustíveis renováveis.

    “Já podemos explorar os mecanismos da evolução para produzir coisas que o homem não sabe conceber”, afirmou em 2016 Frances Arnold, ao receber o prêmio Millenium Technology na Finlândia

    Continua após a publicidade

    Já Smith e Winter dividirão a outra metade da premiação por seu trabalho na clonagem de peptídeos. Os peptídeos são formados pela ligação de dois ou mais aminoácidos.

    O cientista americano é professor da Universidade de Missouri e desenvolveu um método de clonagem pelo qual um vírus pode ser utilizado para desenvolver novas proteínas. O método ficou conhecido como Tecnologia do Phage Display.

    O britânico, da Universidade de Cambridge, utilizou a mesma técnica para produzir novos farmacêuticos que podem neutralizar toxinas, combater doenças autoimunes e curar o câncer metastático.

    Continua após a publicidade

    O primeiro medicamento feito a partir desse método se chama adalimumab, foi produzido em 2001 e é usado para tratamento de artrite reumatoide, psoríase e doenças inflamatórias intestinais.

    Winter desenvolveu seu trabalho no Laboratório de Biologia Molecular MRC de Cambridge. Esta é a 12ª vez que um trabalho criado nesse local ganha um prêmio Nobel.

    Continua após a publicidade

    O prêmio é concedido pela Academia Real das Ciências da Suécia, em Estocolmo, capital sueca.

    O prêmio de Medicina abriu na segunda-feira a rodada de anúncios da atual edição da prestigiada competição. Agora faltam os correspondentes ao da Paz, na próxima sexta-feira, e por último Economia, que será conhecido na próxima semana.

    Na terça 2, foi anunciado o prêmio Nobel de Física, que também foi dividido entre três cientistas: um americano, uma canadense e um francês, por suas pesquisas no campo de física a laser.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.