Comandante da missão Apolo 13, Jim Lovell morre nos EUA, aos 97 anos
O astronauta americano faleceu na quinta-feira, em Lake Forest, Illinois
James Arthur “Jim” Lovell Jr. foi um famoso astronauta americano, aviador naval e piloto de testes. Ele é mais conhecido por ser o comandante da missão Apollo 13, um “fracasso bem-sucedido” que se tornou um dos episódios mais dramáticos e heroicos da história da exploração espacial dos Estados Unidos. Lovell morreu na quinta-feira, 7, em Lake Forest, Illinois.
“A Nasa envia suas condolências à família do Capitão Jim Lovell, cuja vida e obra inspiraram milhões de pessoas ao longo das décadas”, disse o administrador da agência espacial americana, Sean Duffy, em um comunicado.
Lovell foi uma figura importante no programa espacial da Nasa, participando de quatro missões espaciais, o que o tornou, na época, o astronauta com o maior tempo acumulado no espaço. Ele foi um dos astronautas do Grupo 2 da Nasa, selecionado em 1962. Participou das missões Gemini 7, Gemini 12, Apolo 8 e Apolo 13, e foi o primeiro homem a viajar para a Lua duas vezes.
Como membro da tripulação da Apolo 8 em 1968, Lovell se tornou um dos primeiros três seres humanos a viajar e orbitar a Lua, uma conquista histórica que abriu caminho para as missões subsequentes de pouso lunar.
A missão Apolo 13, em 1970, tinha como objetivo ser o terceiro pouso lunar, mas uma explosão em um dos tanques de oxigênio do Módulo de Serviço colocou a vida da tripulação em perigo. Lovell, junto com os outros astronautas Fred Haise e John Swigert, e a equipe em terra, realizou uma manobra impressionante para conseguir retornar à Terra em segurança, usando o Módulo Lunar como um “bote salva-vidas”. A famosa frase “Houston, we’ve had a problem” (“Houston, nós tivemos um problema”) é creditada a ele e a Swigert.
Lovell se aposentou da Marinha e da Nasa em 1973, e seguiu uma carreira de sucesso no setor privado. Ele foi consultor técnico no filme Apolo 13 de 1995, estrelado por Tom Hanks. No filme, ele fez uma breve aparição como o capitão do porta-aviões que resgatou a tripulação no final da missão.
De Maitê a Bruna: ‘nudes’ que marcaram a história da TV
Ramagem se manifesta pela primeira vez após fuga para os EUA
Aplaudido em evento no Planalto, Arthur Lira incomoda Motta e Alcolumbre
A próxima ofensiva da bancada negra para pressionar Motta
Braga elogia imposto sobre bets para financiar ações de segurança







