Tatooine é o planeta natal de Anakin Skywalker, na saga Star Wars, mas essa não é a única coisa interessante sobre ele. Esse mundo é chamado de circumbinário, pois ele orbita duas estrelas ao mesmo tempo – sim, ele tem dois sóis. Na época do lançamento do filme isso pareceu um absurdo, mas nesta segunda-feira, 12, pesquisadores anunciaram o segundo sistema multiplanetário desse tipo.
A descoberta foi publicada no periódico científico Nature Astronomy. Chamado de BEBOP-1c, o planeta é 65 vezes maior que a Terra e orbita duas estrelas ao mesmo tempo. Um planeta menor, chamado de TOI-1338b, foi descoberto neste mesmo sistema em 2020.
Quando Tatooine foi mencionado pela primeira vez, no filme de 1976, a ciência já sabia há muito tempo sobre a existência das estrelas binárias – na verdade, a primeira foi descrita ainda no século XIX. Muitos acreditavam, entretanto, que era impossível existir um planeta em um desses sistemas.
Embora cerca de metade das estrelas do tamanho do Sol estejam em par, a presença de planetas nesses complexos é rara. Até hoje, apenas 12 desses sistemas circumbinários foram descobertos e o BEBOP-1 é apenas o segundo deles com mais de um planeta em órbita. O primeiro foi encontrado ainda em 2012, tem três exoplanetas e foi nomeado Kepler-47.
Existem combinações ainda mais estranhas circulando por aí. Em 2021, pesquisadores descobriram um planeta orbitando três estrelas ao mesmo tempo, na famosa constelação de Orion.
Essas descobertas são preciosas para a ciência e ajudam a entender ainda melhor a formação dos planetas, visto que condições muito específicas são necessárias para que eles consigam se estabelecer em um sistema tão caótico.