Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Estação espacial chinesa entra na atmosfera e cai no Pacífico Sul

Segundo Escritório de Voos Espaciais Tripulados, a maior parte da Tiangong-1 se desintegrou durante a reentrada na Terra devido ao calor gerado por atrito

Por EFE Atualizado em 1 abr 2018, 23h33 - Publicado em 1 abr 2018, 23h24

A estação espacial chinesa Tiangong-1 entrou na atmosfera terrestre e caiu na região central do Pacífico Sul por volta das 21h15 deste domingo, de acordo com o anúncio do Escritório de Voos Espaciais Tripulados (CMSEO, na sigla em inglês).

O órgão acrescentou que a maior parte da nave se desintegrou durante sua reentrada na Terra devido ao elevado calor gerado pela atrito com a atmosfera durante sua queda.

Os cálculos sobre a zona e o tempo da reentrada variaram muito nas últimas horas, pois a estação espacial estava fora de controle e todas as estimativas eram aproximadas.

A probabilidade de uma pessoa ser atingida por um objeto espacial de mais de 200 gramas era de uma em 700 milhões, segundo o Departamento de Engenharia Espacial Tripulada da China.

O satélite

Taingong-1 foi alvo de diversas missões, com e sem tripulação, desde que foi lançado, em 2011. O módulo deveria ter sido derrubado de forma segura em 2013, mas continuou em operação até março de 2016. Foi quando a China admitiu ter perdido o controle da nave, acrescentando que não conseguiria controlar a sua reentrada na atmosfera. Atualmente, nenhum tripulante estava a bordo da estação espacial.

Continua após a publicidade

O satélite, no entanto, não é o maior objeto espacial fabricado pelo homem que já caiu na Terra. Esse título ainda é ocupado pela Estação Espacial MIR, da agência espacial russa, que tinha massa de 120.000 quilos e caiu no Pacífico Sul, em março de 2001. Em comparação, a Tiangong-1 tem apenas 8.500 quilos.

A China lançou em setembro de 2016 sua nova estação espacial, o Tiangong-2, que fez, entre outubro e novembro, sua primeira missão tripulada com dois astronautas.

Tiangong-2 deve começar no próximo ano a construção de uma estação espacial composta por vários módulos, cuja conclusão está prevista para 2022.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.