Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Fóssil brasileiro retorna ao país e será levado para museu no Ceará

Restos foram retirados de forma irregular da Bacia do Araripe e estavam no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 jun 2023, 16h25 - Publicado em 5 jun 2023, 15h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Caixa com o fóssil do Ubirajara jubatus, que chegou ao Brasil neste domingo, 4 -
    Caixa com o fóssil do Ubirajara jubatus, que chegou ao Brasil neste domingo, 4 -  (Raul Vasconcelos/ MCTI/Divulgação)

    O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, primeiro animal pré-histórico não-aviário com estruturas semelhantes a penas encontrado na América do Sul, retornou ao Brasil no domingo, 4, e foi levado para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. Retirado do país nos anos 1990, o fóssil estava no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha, e será levado para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, no Ceará.

    Nesta segunda-feira, 5, foram abertas as caixas para a conferência do material por representantes do MCTI, Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da Alemanha no Brasil e Universidade Regional do Cariri (URCA). O fóssil fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, uma vez que pertence à região do Geoparque do Araripe, localizada entre estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, conhecida como centro paleontológico.  “Ficamos muito felizes em saber que esse exemplar tão importante tenha finalmente retornado para o Brasil, de onde nunca deveria ter saído”, disse a VEJA o paleontólogo Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

    O Ubirajara jubatus viveu há 110 milhões de anos, na região da Bacia do Araripe, no interior do Ceará. O dinossauro foi retirado de forma irregular do Brasil para a Alemanha, nos anos 1990, após ser descoberto por pesquisadores estrangeiros no manancial paleontológico. O fóssil do tamanho de uma galinha e revestido por penas está em duas placas (positiva e negativa). Uma delas mede 47 cm x 46 cm x 4 cm, e pesa cerca de 11,5 quilos. A segunda placa mede 47 cm x 46 cm x 3 cm, com peso aproximado de 8 quilos.

    UBIRAJARA - Representação do dinossauro e o fóssil (no círculo): de volta para casa após trinta anos -
    UBIRAJARA - Representação do dinossauro e o fóssil (no círculo): de volta para casa após trinta anos – (@naturkundemuseumkarlsruhe/Instagram; Bob Nicholls/paleocreations.com/.)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.