Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fragmentos do mais antigo calendário maia são encontrados na Guatemala

Parte da pirâmide Las Pinturas, os dois pedaços de gesso foram datados entre 2.300 e 2.200 anos atrás

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 abr 2022, 14h06 - Publicado em 15 abr 2022, 13h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cientistas apresentaram evidências do mais antigo calendário maia, encontradas entre fragmentos de murais escavados em San Bartolo, na Guatemala. Parte da pirâmide Las Pinturas, foram datados entre 2.300 e 2.200 anos atrás. Trata-se de dois pedaços de gesso, decorados com um ponto e uma linha acima de uma cabeça de veado, representando uma das datas do calendário de 260 dias usado em toda a Mesoamérica e entre as comunidades indígenas maias. É a “sete cervo”.

    Os pedaços de gesso foram apresentados com outros 10 fragmentos de texto que revelam uma tradição de escrita estabelecida, múltiplas mãos de escribas e murais combinando textos com imagens de um complexo ritual primitivo. Segundo os arqueólogos, o registro é importante para entender o desenvolvimento da contagem de 260 dias e aspectos associados da religião mesoamericana e da ciência cosmológica.

    Reconstrução do conjunto arquitetônico de San Bartolo e os fragmentos murais da placa do
    Reconstrução do conjunto arquitetônico de San Bartolo e os fragmentos murais da placa do “sete cervo” – (Karl Taube/ Proyecto Regional Arqueológico San Bartolo-Xultun/Divulgação)

    Em 2001, foi descoberta em San Bartolo, na pirâmide Las Pinturas, uma câmara com murais elaborados e coloridos representando cenas cerimoniais e mitológicas maias. Os maias geralmente construíam templos de tamanho modesto, depois ampliavam-nos. A estrutura atingiu cerca de 30 metros de altura.

    O professor da Universidade do Texas David Stuart, principal autor da pesquisa publicada na revista Science Advances, descreveu os fragmentos como dois pequenos pedaços de gesso branco que cabem em uma mão. “As pinturas desta fase estão todas muito fragmentadas, ao contrário de qualquer uma das câmaras posteriores e mais famosas”, disse Stuart à agência Reuters.

    Até agora, a mais antiga evidência do calendário maia datava do primeiro século aC. O calendário foi uma das conquistas de uma cultura que também desenvolveu um sistema de escrita com 800 símbolos. Os maias construíram templos, pirâmides, palácios e observatórios e se dedicaram à agricultura sofisticada sem usar ferramentas de metal ou a roda.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.