Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Gatos gostam mais de humanos do que de comida, revela estudo

De acordo com pesquisadores americanos, a companhia de humanos é a preferida dos felinos, seguida por comida, brinquedos e aromas estimulantes

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h10 - Publicado em 28 mar 2017, 16h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Olhos grandes e puxados, cara pequena, focinho achatado e corpo macio: para o biólogo austríaco Konrad Lorenz, são feições que despertam nos humanos a sensação de afeto.
    Olhos grandes e puxados, cara pequena, focinho achatado e corpo macio: para o biólogo austríaco Konrad Lorenz, são feições que despertam nos humanos a sensação de afeto. (veja.com/Getty Images)

    Gatos gostam mesmo de seus donos – e preferem os companheiros humanos a comida ou brinquedos. A conclusão, de um estudo publicado recentemente no periódico Behavioral Processes, traz indícios científicos para a intuição humana de que, em geral, os gatos podem ter relações fortes com seus donos (e não apenas com a casa ou alimentos).

    “Apesar de existir uma clara variabilidade individual na preferência dos gatos, a interação social com os humanos é a categoria de estímulo preferida para a maioria dos gatos, seguida pela comida”, afirmam os autores no estudo.

    Gatos gostam mais de humanos

    Para chegar a esse resultado, pesquisadores dos departamentos de psicologia e de ciências animais da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, examinaram a reação de cinquenta desses animais a quatro tipos de estímulo: comida, brinquedos, aromas (um pano com um cheiro que o animal gosta) e humanos (uma pessoa sentada). Os animais foram isolados por algumas horas de qualquer estímulo e, em seguida, colocados em uma sala em que precisavam escolher uma das quatro opções. Os gatos preferiam o humano em metade dos casos, enquanto a comida foi escolhida por 37% dos animais, segundo o estudo.

    “Ainda é uma crença comum que os gatos não são especialmente sociáveis ou treináveis. Isso pode ser devido, em parte, a uma falta de conhecimento dos estímulos que os gatos preferem e, portanto, têm mais motivação para buscar”, afirmam os cientistas no estudo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.