Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Elefantes ficam presos em lago feito por bomba

Animais ficaram atolados em lago artificial no Camboja aberto por explosivo utilizado no conflito; resgate mobilizou moradores e autoridades da região

Por Da Redação Atualizado em 29 mar 2017, 12h48 - Publicado em 29 mar 2017, 12h43

Onze elefantes asiáticos ficaram presos em um lago de lama no Camboja neste fim de semana. Eles atolaram ao irem se banhar e beber água no reservatório localizado no Santuário Keo Seima de Vida Selvagem, na província de Mondulkiri, no leste do país.

O lago artificial foi aberto por uma bomba da Guerra do Vietnã (1955-1975) e alargado por fazendeiros locais para armazenar água. Os animais que estavam presos foram encontrados pelos agricultores da região. Eles logo contataram as autoridades locais, a Wildlife Conservation Society (WCS) — ONG que administra reservas de vida selvagem ao redor do mundo — e a Elephant Livelihood Initiative Environment (ELIE), que cuida dos elefantes de Mondulkiri.

“Se a comunidade não tivesse se reunido com a WCS, a ELIE e o Departamento de Meio Ambiente para resgatar esses elefantes, isso teria sido uma tragédia”, disse Tan Setha, técnico da WCS para a área, em comunicado. “Esse rebanho consistia de três fêmeas adultas e oito jovens de várias idades, incluindo um macho que tinha quase atingido a maturidade. Estes elefantes representam uma parte importante da população reprodutora do santuário e sua perda teria sido um grande golpe para a conservação.”

Com a ajuda da comunidade e órgãos responsáveis, o lago foi irrigado para facilitar a saída dos animais. Quase todos conseguiram sair sozinhos, mas um acabou ficando para trás.  Os voluntários, então, tiveram que puxá-lo com o auxílio de cordas. O resgate foi bem sucedido e todos foram alimentados.

Continua após a publicidade

“Este é um grande exemplo de todos trabalhando juntos no Camboja para salvar a vida selvagem”, disse Ross Sinclair, diretor da WCS, em comunicado. “Muitas vezes as histórias em torno da conservação são sobre conflito e fracasso, mas este é um sobre cooperação e sucesso. Que o último elefante a ser resgatado precisava que todos o puxassem juntos é simbólico e representa como temos de trabalhar em conjunto para a preservação”, acrescentou.

O santuário Keo Seima é um dos principais habitats de elefantes asiáticos em Camboja e também abriga outras populações importantes dos animais selvagens, que incluem tigres e primatas.

Veja o restante do resgate:

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.